quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vila Olímpica lota na abertura da 3ª Olimpíada de Integração


Foi aberta nesta quinta-feira, 12 de abril, em Duque de Caxias, a 3ª Olimpíada de Integração Escolar, que vai reunir 60 mil estudantes das 174 escolas da rede municipal de ensino na disputa de várias modalidades esportivas. O evento, aberto na Vila Olímpica da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) ao som da Banda Marcial da Escola Municipal Mourão Filho, contou com a participação de 800 alunos de 106 escolas e teve apresença do prefeito José Camilo Zito.
Zito disse que os jovens devem viver o presente sonhar com um futuro melhor
Estiveram presentes, também, as secretárias de Esporte Lazer, Martha Valéria de Andrade, e de Educação, Rachel Barreto, alémdos ex-secretários das duas pastas e vários subsecretários e colaboradores. Asolenidade foi aberta com a entrada dos alunos representantes da Escola Municipal Alberto Ribeiro Vasconcelos, logo após a Banda da Escola Mourão Filho. Todos os grupos de estudantes entraram na quadra, acompanhados da diretora ou da professora de Educação Física.
 
Luiz Henrique carrega a tocha olímpica loogo no início da solenidade
Durante a solenidade, o prefeito Zito foi homenageadopelo aluno-atleta cadeirante Luiz Henrique Oliveira da Silva, de 11 anos, da Escola Carlota Machado. Ele entregou ao prefeito um kit da terceira edição da competição e homenageou a secretária Martha Valéria com um boque de flores. Luiz Henrique foi um dos alunos a transportar a tocha olímpica, que passou parao colega Lucas Nascimento dos Santos, da Zilla Junger da Silva, e que acendeu apira olímpica. Além do prefeito Zito, foram homenageadas, também, a secretária Rachel Barreto, que recebeu flores do aluno Brendon, da E. M.Hermínia Caldas da Silva, a presidente da FUNDEC, professora Edite Viana, pela aluna Priscila, da E. M. Santo Agostinho, e a ex-secretária Roberta Barreto, pelo aluno Edmundo, da E. M. Santo Agostinho.
Martha Valéria discursa como a primeira mulher secretária de esporte da cidade
A secretária Martha Valéria, em seu primeiro pronunciamento, falou do compromisso de resgatar as atividades esportivas em Duque de Caxias, através da SMEL, levando oportunidade aos jovens da cidade. Ela elogiou o trabalho das professoras, que seguem com determinação a linha desenvolvida pelo prefeito Zito para valorizar a educação e lembrou que esta éa primeira vez que a SMEL tem uma mulher como secretária. “Isso me deixa muito orgulhosa e ciente da responsabilidade que me foi transmitida”, concluiu.
Rachel Barreto destacou o compromisso com a qualidade de educação
A secretária Rachel Barreto, num discurso rápido, cumprimentou os professores de Educação Física e destacou que o prefeito Zito obteve recursos que irão possibilitar a construção de novas creches e mais investimento na estrutura educacional e em práticas esportivas nas unidades municipais. Rachel destacou, também, a satisfação de estar à frente da Secretaria Municipal de Educação, lembrando que é professora admitida em concurso.
Estudantes de 106 escolas compareceram à solenidade da Vila Olímpica
O prefeito Zito cumprimentou alunos e professores edesejou aos competidores que lutem para atingir seus objetivos. “Precisamos que nossos jovens vivam o presente, sonhando com um futuro promissor. Mas isso sóserá possível com empenho e dedicação aos estudos”, lembrou Zito. A solenidade, que contou ainda com uma apresentação do palhaço Topetão, foi encerrada com aleitura de um documento, escrito por Pedrinho, lembrando como era a escola e decomo ela ficou depois que Zito virou prefeito, completamente remodelada.
O estudante Lucas acende a pira olímpíca, iniciando oficialmente a competição
O objetivo da Olimpíada de Integração Escolar écontribuir para o melhor aprendizado dos alunos, sua formação e odesenvolvimento dos valores de princípio, como ética, respeito e solidariedade.Nela serão disputadas as modalidades individuais e coletivas, como handboll, futsal, voleibol, atletismo e xadrez, além das modalidades adaptadas paradeficientes, como bola ao cesto, corrida para cadeirantes, corrida paradeficientes intelectual, corrida para deficiente visual, futsal para deficiente auditivo, mini-futsal e queimado. As disputas serão realizadas nas categorias feminino e masculino, e poderão participar estudantes com idades entre 6 e 50anos, subdivididos nos seguintes segmentos: ensino fundamental, educação especial e ensino regular noturno.


Texto: Nelson Soares
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário