segunda-feira, 7 de maio de 2012

Evento de Gestores de Formação leva professoras ao Raul Cortez


A palestra de Ándré Lázaro foi ouvida atentamente pelos presentes
O professor e ex-secretário do Ministério de Educação, André Lázaro, abriu com uma palestra o Programa Gestores de Formação (PROGEF) de 2012, realizado no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias, nesta quinta-feira, 3 de maio. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Editora Moderna e a Fundação Santillana, que enviaram representantes.A solenidade levou ao teatro dezenas de diretoras, vice-diretoras e professoras, que ouviram atentamente as palavras do educador. Lázaro se disse surpreso com a quantidade de escolas construídas e inauguradas em Caxias pela Prefeitura. “Vocês estão no caminho certo e merecem os parabéns”, afirmou.
O tema do evento foi “Os Desafios e Competências da Gestão Educacional”. O palestrante lembrou o período do regime militar, quando a educação não recebia atenção ou investimentos, num processo de total de exclusão das classes mais pobres com o apoio da mídia. “Hoje, graças ao empenho e o compromisso que vocês têm com os alunos, filhos de famílias pobres e que, em muitos casos, não frequentaram a escola, já tivemos um progresso considerável”, observou. Exibindo vários gráficos, o professor exemplificou o crescimento de alunos na sala de aula, a partir de 1985. “Tivemos um crescimento muito bom, mas ainda temos muitos obstáculos a serem transpostos. Precisamos de mais investimentos em estrutura e apoio dos governantes para melhorar o país em termos de educação”, argumentou Lázaro.
André Lázaro: surpreso com a quantidade de escolas construídas em Caxias
Em pouco mais de três horas, num tom divertido, ele lembrou as críticas dos jornais ao projeto dos CIEPs, elaborado em 1982 pelo professor Darcy Ribeiro e pelo então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. “A mídia caiu de pau no projeto, com críticas absolutamente sem sentido, mas não apontou nenhum caminho, apenas os sintomas da situação. Ou seja, mesmo a caminho da democracia, nossas publicações não perceberam a importância do momento para a educação do país”, comparou, acrescentando que, durante o regime militar, as famílias pobres não davam importância à educação. “A população pobre dizia que educação era para os ricos e que eles eram como papagaios. Bicho velho não aprende a escrever. Hoje o quadro se inverteu e os pobres acreditam que só com educação podem mudar a vida dos filhos”, revelou.
Segundo os dados do IBGE apresentados por Lázaro, no Brasil de hoje mais de 50 milhões de crianças estão em idade escolar - índice maior do que o total de habitantes de muitos países. “Deste total, 48 milhões estão na rede pública, com direito a merenda, livros, uniformes e material didático. São conquistas que devem ser respeitadas, porque muita gente deu a vida para que esta política de educação fosse criada com a Constituição de 1988”, afirmou o palestrante.
O evento contou com a presença da secretária de Educação, professora Rachel Barreto, que destacou a importância do evento, que permitiu proporcionar a cada um dos presentes propostas para reforçar o aprendizado dos estudantes da rede municipal. “Isso tudo não seria possível sem o compromisso com a educação das crianças de Duque de Caxias. Quero fazer um agradecimento especial à Fundação Santillana, ONG da Espanha, que atua em mais de 20 países em projetos educacionais voltados para as famílias pobres. Ela é a mais nova parceira nova parceira da SME”, observou a secretária, agradecendo ainda a Editora Moderna. Também estiveram presentes as subsecretárias Myrian Medeiros, Ângela Lomeu e Sônia Pegoral.
A solenidade levou ao teatro dezenas de diretoras, vice-diretoras e professoras
Raquel Barreto: compromisso com a educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário