quinta-feira, 24 de maio de 2012

Integração Nacional e Contag discutem medidas de combate aos efeitos da estiagem

Brasília - A estiagem que atinge toda a região do Semiárido brasileiro foi tema de reunião nesta terça-feira (22/05) entre o ministro Fernando Bezerra Coelho e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Foram discutidas as ações emergenciais adotadas pelo governo federal e o alcance delas nas comunidades rurais, e ainda os investimentos em obras estruturantes com capacidade para reduzir as consequências das secas.
O ministro Fernando Bezerra Coelho fez um relato das medidas de apoio às populações afetadas e afirmou que outras providências estão sendo estudadas e devem ser implementadas em breve. "Quando se consolidou esse quadro de seca a presidenta Dilma rapidamente mobilizou todo o governo, convocou reunião com os ministérios e pediu sugestões e ações. A primeira preocupação foi com a água. Ela determinou que carro-pipa contratado pelo Exército não pode parar e garantiu os recursos para as operações de abastecimento", disse ele.
O ministro falou também dos investimentos em infraestrutura hídrica e oferta de água, cujo montante projetado no PAC-2 chega a R$ 17 bilhões. Os programas de universalização do acesso a água estabelecem que toda família residente no Semiárido deverá ter uma cisterna até 2014. Quanto à preocupação dos agricultores com o alimento para o gado e apoio financeiro, o ministro Fernando Bezerra Coelho informou que estoques de milho estão chegando à região e que instrumentos de crédito já estão à disposição dos pequenos produtores. Entre eles, o bolsa estiagem e o garantia de safra, que são liberados mediante notificação de perda da lavoura, e crédito emergencial de R$ 2,5 mil com rebate (abatimento) de 40% na amortização.
Grito da Terra - Durante a reunião a vice-presidente da Contag, Alessandra da Costa Lunas, também apresentou ao ministro a pauta do "Grito da Terra Brasil 2012", evento que será promovido pela entidade nos dias 29 e 30 de maio, em Brasília, com discussão sobre os problemas dos homens e mulheres do campo, entre eles os provocados pelas mudanças do clima. "Os efeitos das mudanças climáticas tornaram-se um forte desafio para o governo brasileiro, levando ao debate do desenvolvimento com sustentabilidade no meio rural", afirmou a dirigente, acrescentando que é necessária a construção de uma agenda sobre o tema, com participação do governo e da Contag e tendo como objetivo diminuir os impactos dessas mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário