terça-feira, 8 de maio de 2012

Prefeitura de Caxias entrega chaves de 389 casas populares


Com a chave na mãos, os moradores foram conhecer suas casas
A casa própria, sonho de milhares de pessoas, foi realizado no domingo, 6 de maio, para 389 famílias de baixa renda de Duque de Caxias, dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura e o Governo Estadual. Foram dois condomínios, Santa Lúcia e Santa Helena, localizados na Rua da Ponte, em Santa Cruz da Serra, que recebeu toda estrutura da Prefeitura. Pela parceria, o município garantiu também aos moradores isenção do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Móveis) e conseguiu, junto à Cedae, redução dos valores nas contas de consumo. Além disso, os moradores já contam com ônibus na porta de casa, a linha Caxias-Parque Paulista, via Chácaras Arcampo, da Viação União, que atendeu à solicitação da Prefeitura.
A solenidade de entrega das chaves contou com a participação do vice-prefeito Jorge Amoreli, do Gerente Regional de Governos da Caixa Econômica Federal, Fernando Guimarães, do secretário municipal de Habitação, Ronaldo Valentim, entre outras autoridades. O prefeito José Camilo Zito, que participou do passeio ciclístico do Dia do Trabalhador, também visitou os condomínios para felicitar e desejar boa sorte as famílias beneficiadas pelo programa. “Tive uma infância humilde e sei o que isso representa para as famílias a conquista da casa própria”, disse Zito.
Zito esteve no evento: "sei o que representa a conquista da casa própria"
Jorge Amorelli lembrou que o esforço para beneficiar famílias de Duque de Caxias começou no governo Lula e agora com a presidenta Dilma Russeff. Disse que o programa “Minha Casa, Minha Vida” está beneficiando centenas de famílias através da parceria que inclui o governo estadual. O vice-prefeito lembrou ainda a infância difícil do prefeito Zito que sempre respeitou os moradores e agradeceu o empenho de todos para que o sonho das famílias que estavam sendo beneficiadas fosse realizado. Disse, ainda, que as escolas públicas da região vão absorver os filhos dos novos moradores da região.
O secretário de Habitação, Ronaldo Valentim disse que o dia era especial para todos. “Muitos não acreditaram que estavam se tornando proprietários. Prometo que volterei para tomar um cafezinho com vocês”, disse o secretário, afirmando que o prefeito Zito não mediu esforços para o empreendimento acontecer.
Ronaldo, Fernando, Andreia e Amoreli descerram a placa de inauguração
A deputada Andreia Zito disse que a entrega das chaves representava um grande presente para as famílias que poderão comemorar o Dia das Mães, no próximo domingo, na casa nova. As casas, lembrou a deputada federal, têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de área de serviço. O condomínio possui quadra esportiva e churrasqueira.
Foram beneficiadas com a casa própria famílias residentes em áreas carentes, de riscos de enchentes e deslizamentos. Entre os beneficiados, uma família era só alegria. Neuza Pereira de Sales, de 51 anos, estava acompanhada da mãe, Odete, de 78 anos, do filho Alessandro, da nora Elizabete e da netinha Annanda. “Morei a vida toda com minha mãe. Agora, tenho minha casa própria e meu sonho realizado”, comemorou Neuza, que é servidora pública e morada no bairro Parque Lafaiete. “Quando a saudade apertar ligo para minha filha e mando colocar mais água no feijão”, disse dona Odete que vai comemorar o Dia das Mães na casa nova da filha com a família.
A família de Rafael e Raphaela vai morar no condomínio Santa Helena
Mãe de cinco filhos e grávida de quatro meses, Raphaela Costa dos Santos, de 24 anos, chegou cedo ao local com o marido Rafael e os filhos Mário, de 4 anos, Mateus, de 6, e Maria Eduarda, de 7 anos. Moradora do bairro Corte Oito, ela conseguiu um imóvel no condomínio Santa Helena. “Deus está nos ajudando. Não tenho onde ficar com os filhos. Estou morando de favor em um cômodo com banheiro emprestado”, disse ela ao lado do companheiro que trabalha como montador de piso elevado, e pensando nos flhos Raphaele de 3 anos e Ruan, de 1 ano, que ficaram com vizinhos.
Da solenidade participaram, entre outras autoridades, a deputada federal Andreia Zito, a presidente da Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), Edite Viana; os secretários municipais, Samuel Maia, de Meio Ambiente; Roseli Duarte, de Assistência Social e Direitos Humanos; Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso: Dr. Ailton Augusto dos Santos; a Gerente Geral da Agência 25 de Agosto da CEF, Luciana Lima; representantes do Poder Legislativo e lideranças comunitárias da região.
A moradora de um dos condomínios, Maria da Silva, particupou da solenidade
Jorge Amoreli: escolas públicas da região vão atender os novos moradores


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Paulo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário