terça-feira, 22 de maio de 2012

Caxias comemora criação da Rebio Tinguá


Criada pelo Decreto Federal 97.780, de 23 de maio de 1989, a Reserva Biológica do Tinguá, está comemorando 23 anos. Ocupando uma área de cerca de 25 mil hectares abrange seis municípios, entre eles Nova Iguaçu (com maior parte da reserva), Duque de Caxias e Petrópolis. Para marcar a data, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias programou uma solenidade na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, na Praça da Mantiquira, em Xerém.
A partir das 9h, o secretário Samuel Maia estará no local com funcionários de sua pasta para conversar com os moradores sobre a Rebio Tinguá e distruibuir mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Membros do Movimento Ambientalista Brasileiro (MAB) e do Conselho Municipal de Meio Ambiente também confirmaram presença na comemoração.
Patrimônio Natural da Humanidade, declarada pela UNESCO na categoria Reserva da Biosfera, a Rebio Tinguá se destaca pela importância para o abastecimento de água da Capital, Baixada Fluminense e Região Metropolitana.
Proteção do ICMBio - A Rebio Tinguá conta com a proteção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integrado ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), que pode executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Entre outras atribuições o Instituto tem autonomia para fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.



Texto: Paulo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário