terça-feira, 8 de maio de 2012

Justiça Itinerante atende moradores do Jardim Gramacho



 
Depois de quase 40 anos, Francisco de Assis dá entrada na certidão de nascimento
História como a do catador Francisco de Assis Barros Lima que tirou pela primeira vez uma certidão de nascimento aos 36 anos emocionaram funcionários da Prefeitura de Duque de Caxias e do Tribunal de Justiça. O resgate de cidadania aconteceu no sábado, 5 de maio, das 9h às 16h, no projeto do TJ “Justiça em Ação”.
Em frente à Escola Municipal Mauro de Castro, em Jardim Gramacho, o ônibus itinerante do Tribunal de Justiça fez reconhecimento de paternidade, registro de nascimento, casamento, divórcio, guarda, tutela provisória, conversão de união estável em casamento, além de providenciar carteira de identidade, título de eleitor e CPF.
 
Uma fila se formou em frente à escola Mauro de Castro no bairro Jardim Gramacho
Uma enorme fila se formou em frente à escola, onde os moradores do bairro eram atendidos por 15 juízes. De acordo com o desembargador Antônio Saldanha Palheiro, o projeto visa a democratizar a justiça, priorizando o atendimento às comunidades mais carentes. “Nossa meta é levar o Poder Judiciário ao cidadão, expandindo nossos serviços”. De acordo com o desembargador, em cada ação do Tribunal de Justiça são atendidas de 5 a 8 mil pessoas.
Além do espaço físico, a Prefeitura de Duque de Caxias forneceu 300 refeições, funcionários e apoio ao evento. Para a secretária de Educação, Rachel Barreto, a “Justiça em Ação” resgata a cidadania, oferecendo serviços essenciais, como certidão de nascimento que tirou Francisco de Assis da invisibilidade.
Rachel Barreto acompanhou de perto o trabalho feito pelo Tribunal de Justiça
Mais dos eventos serão realizados pelo Tribunal de Justiça na Escola Municipal Mauro de Casto (Rua Caramuru nº 84, Jardim Gramacho). Eles acontecerão nos dias 30 de junho e 1º de setembro. 
O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Jorge Cesar, disse que a ação eleva a autoestima da pessoa, além de aproximar o cidadão dos serviços do Poder Judiciário. 
Ao centro o desembargador Antônio Saldanha e de colete o secretário Jorge Cezar 
 


Texto: Antonio Pfister
Fotos: Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário