As dependências do Teatro Raul Cortez ficaram lotadas de professores
Dentro do programa de melhoria na qualidade do ensino público, qualificação e valorização do professor, a Prefeitura de Duque de Caxias, por intermédio da Secretaria de Educação de Duque de Caxias, em parceria com os Jornais O Dia e Meia Hora, promoveu nesta quarta-feira, 9 de maio, o seminário “O Dia da Educação em Movimento”. Das 9h às 16h30, as dependências do Teatro Raul Cortez ficaram lotadas de professores com atenção voltada às palestrantes dos convidados. O seminário foi aberto pelo prefeito José Camilo Zito e pela secretária de Educação, Rachel Barreto.
Zito falou de sua preocupação com a Educação e das melhorias que estão por vir. A Prefeitura está construindo cinco escolas para atender alunos em horário integral, está reformando unidades e construindo a Universidade Pública em Santa Cruz da Serra para cursos de formação em Educação Física e Engenharia. Lembrou, ainda, que o Colégio Pedro II, que funciona em um prédio alugado no Centro da cidade, vai ter sede própria no município.
Zito falou de sua preocupação com a Educação e das melhorias que estão por vir
A secretária de Educação, Rachel Barreto, disse que é uma pratica do governo investir na qualidade da educação em todos os segmentos. “Temos professores comprometidos com o ensino público e estamos investindo na melhoria das escolas”. Disse também que o governo está investindo maciçamente na Educação e quase a totalidade dos recursos do Fundeb são aplicados nos vencimentos dos profissionais, cujo piso inicial hoje é de R$ 1.800.
O primeiro encontro dos mestres foi com a compositora, cantora, atriz e educadora musical Bia Bedran, que pela terceira vez participa de um evento voltado para a educação pública no município. Ela falou sobre “Fundamentos da arte narrativa”, e foi recebida com a música “O quintal” incluída no DVD “Cabeça de Vento”. A platéia, atenta, ouviu as narrativas da convidada que no final do ano estará completando 40 anos de carreira. “Esta é a primeira comemoração”, disse Bia Bedran.
Rachel Barreto: "Temos professores comprometidos com o ensino público"
A educadora musical falou também de seu livro: “Cantar e Contar”, que levou três anos para ser concluído. “Já me sinto de Duque de Caxias”, disse. Ela destacou que se considera uma poeta e tem no currículo 250 canções e dez livros para crianças. Agradeceu o convite para gravar seu próximo DVD no Teatro Raul Cortez. O primeiro foi no município, no teatro do Sesi, em 2007.
Destacou também o uso da Internet, para ela “bom e ruim”, pela agilidade nas informações e que o livro impresso é um freio. “Um livro é para ser degustado e não devorado”, frisou Bia Bedran, que espera voltar em novembro para as comemorações de seus 40 anos de carreira e receber homenagens dos educadores e alunos da rede municipal de ensino.
Bia Bedran participa pela terceira vez de um evento de educação em Caxias
O segundo palestrante foi o professor e escritor Gabriel Perissé. Ele falou sobre “Quem ensina sempre aprende: o aperfeiçoamento humano como tarefa cotidiana”. Ele abordou o incentivo à pratica da leitura e apresentou críticas a educação feitas por autoridades e até ex-ministros. Disse que pesquisa revelou que um filandês lê 20 livros por ano e no Brasil apenas dois. “A educação é comunicação e contato em todos os níveis”, disse, Gabriel Perrissé, acrescentando que o professor tiver informação continuada e salário adequado tudo vai melhorar.
À tarde o seminário teve a participação do Duo Alcantilado formado pelos músicos Fábio do grupo de choro “Tira a Poeira” e o bandolinista Paulo solista de várias orquestras sinfônicas.
Gabriel Perissé abordou o incentivo à pratica da leitura
A última palestra foi proferida por Frei Betto, escritor que coordenou a Mobilização Social do programa Fome Zero. O religioso falou sobre “Educação na pós-modernidade”. Nos intervalos, alunos das escolas Coronel Eliseu e Olga Teixeira, inscritos nos cursos de violão, flauta e percussão, se apresentaram e foram muito aplaudidos pelo público.
Entre as participantes do seminário a professora Jussanan de Oliveira estava atenta apresentação de Bia Bedran. “Estou aqui para ganhar experiência e me atualizar. Já participei de vários cursos e seminários promovidos pela secretaria de Educação”, disse Jussanan que tem oito anos de magistério e estava acompanhada da colega Marilda Regina, ambas lotadas na Escola Municipal José Camilo dos Santos, na Vila Rosário.
Outro educador, Eduardo Augusto elogiou o seminário. “Eventos como este trazem benefícios para os professores. O governo vem investindo em nossa qualificação e temos que aproveitar. Todos saem ganhando: os professores e alunos”, destacou Eduardo.
Jussanan e Marilda prestaram atenção às palestras
Eduardo Augusto: "O governo vem investindo em nossa qualificação"
Texto: Paulo Gomes
Fotos: Everton Barsan
Nenhum comentário:
Postar um comentário