quinta-feira, 31 de maio de 2012

Operação Carro-Pipa será reforçada


Recife (PE) - A distribuição de água por meio de carro-pipa e a construção e reforma de poços em municípios do Nordeste serão aperfeiçoadas. As ações foram discutidas com representantes das defesas civis de cinco estados (SE, PE, BA, PI e PB) e do Exército, no sábado (26/05), no auditório da superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, em Petrolina (PE).
Todos os presentes se comprometeram a unir esforços diante do quadro de estiagem no semiárido brasileiro. "A Operação Carro-Pipa é uma grande preocupação da presidenta Dilma Rousseff. Ela não aceita que alguém não tenha acesso à água. Nós lutamos para que isso seja atendido. Mas é uma operação complexa, uma logística muito grande. São cerca de 63 mil pontos de abastecimento ", afirmou o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.
Ao todo, são 662 municípios atendidos. A Operação Carro-Pipa é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro. Somente este ano, o governo federal já destinou R$ 164 milhões para a ação. Em todo o ano de 2011 foram investidos R$ 180 milhões.
Água para Todos -A Codevasf vai apoiar as ações da Sedec e do Exército na distribuição de água por carro-pipa. Técnicos da empresa vão ajudar a mapear onde o serviço é mais imprescindível. Será fornecida a relação de cadastro de perfuração de poços e também de instalação de cisternas do programa Água para Todos, que já beneficia famílias diversos municípios do semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário