segunda-feira, 14 de maio de 2012

Caxias faz primeira Conferência Municipal de Ciência do Rio


A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia de Duque de Caxias, em parceria com o Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (CONMCETI), realiza a 1ª Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação nos dias 25 e 26 de maio. O evento vai avaliar, debater, propor e elaborar políticas e ações vinculadas ao tema, tanto no âmbito público quanto privado. Também irá traçar diretrizes políticas municipais e fomentar a cooperação do poder público municipal com setores privados, outros municípios e com os poderes públicos estadual e federal para pesquisa, desenvolvimento, ensino e investimentos. 

Para alcançar esses objetivos, o evento vai contar com quatro eixos temáticos: ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação; ciência e tecnologia na promoção social, condições de habitabilidade e segurança pública; ciência e tecnologia na educação e qualificação profissional; e ciência e tecnologia na promoção da saúde e meio ambiente. 

O secretário de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia, Jorge Cesar de Abreu, ressaltou a importância do ineditismo do conselho e do evento. “Duque de Caxias é o único município do estado com um Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. Nem o próprio estado do Rio tem um conselho deste tipo, que foi elaborado a partir de uma iniciativa de nossa secretaria e conta com a participação das principais entidades acadêmicas do Rio de Janeiro. Com isso, a nossa conferência será também a primeira realizada em nosso Estado”, ressaltou Jorge Cezar.
A abertura da conferência no dia 25, sexta-feira, será às 17h e os participantes vão definir o regulamento e a definição dos conselheiros. No dia seguinte, sábado, os trabalhos iniciam às 8h com o credenciamento para participação nos eixos, que serão apresentado por palestrantes, e vão se concentrar nos debates e na elaboração e apresentação das propostas, para serem aprovadas a plenária final. “Além de estabelecer as diretrizes a serem aplicadas em nosso município, estas teses serão encaminhadas ao Conselho Federal de Ciência e Tecnologia, que é presidido pela própria presidente Dilma Rousseff”, afirmou o secretário. 

Jorge Cezar se encontrou com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, em um encontro realizado em Petrópolis para troca de experiências e de busca de implementação de projetos em parceria. Ele entregou um convite ao ministro para participar da conferência. O ministro agradeceu o convite e parabenizou a prefeitura de Duque de Caxias pela iniciativa da criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela realização da conferência. “Este evento confirma que Caxias é uma cidade muito especial no cenário nacional”, afirmou o ministro.
O evento acontecerá no campus da Unigranrio, na Rua José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto. As inscrições para a participação do evento, como participante ou delegado, são limitadas, gratuitas e estão abertas a todos. Ela pode ser efetuada através do site: www.setraberct.rj.gov.br, onde também podem ser obtidas maiores informações.
Jorge Cezar: "Será a primeira conferência municial do estado do Rio"


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário