quinta-feira, 10 de maio de 2012

Assistência mobiliza servidores no Dia do Combateao Abuso Infantil


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias (SMASDH) estará mobilizada, no próximo dia 18 de maio, pela campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrada nesta data. Com o tema "Esquecer é permitir, Lembrar é combater”, o evento pretende reunir toda a sociedade na luta pelos direitos da criança e do adolescente e pelo fim da violência sexual.
A iniciativa estará sendo realizada em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), além de outras unidades, como Casa da Mulher, Centro de Referência do Homem, Casas Sociais e demais equipamentos. O objetivo é realizar atividades de sensibilização, reflexão e informação sobrea iniciativa. Na ocasião, flores simbolizando a ação serão distribuídas a todos os profissionais, representando a adesão do órgão à campanha.
Tudo teve inicio no ano de 1973, no Estado do Espírito Santo, quando a menina Araceli Cabrera Sanches Crespo, de 8 anos, desapareceu depois de deixar o Colégio São Pedro e seguir para a sua casa, na capital Vitória. Seu pai, Gabriel Sanches Crespo, imaginando tratar-se de sequestro, distribuiu fotografias da filha nos jornais. No dia 24 de maio, o corpo de Araceli foi encontrado num terreno baldio, junto ao Hospital Infantil de Vitória, desfigurado em ácido.
O sargento PM José Homero Dias, que estava prestes a esclarecer o caso, foi morto com vários tiros nas costas e tudo voltou a estaca zero. Clério Falcão, na época vereador que se elegera com a promessa de levar o caso Araceli até o fim, conseguiu a constituição de uma CPI na Assembléia Capixaba. A comissão concluiu que houvera omissão da polícia local, interessada em manter distantes das suas investigações os reais assassinos que eram figuras de prestígio na cidade.
Mesmo com toda a repercussão que o crime teve em todo Brasil, com a população exigindoa devida apuração e a punição dos culpados, os criminosos jamais foram punidos. Mas a partir daí, uma forte mobilização conquistou através da Lei Federal 9.970/2000, o dia 18 de maio como um marco.


Texto: Nelson Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário