terça-feira, 8 de maio de 2012

Festa do Trabalhador reúne 25 mil pessoas em Duque de Caxias


O Passeio Ciclístico teve cerca de 15 mil ciclistas
A chuva de 1º de maio adiou a festa, mas não tirou o entusiasmo e a esperança dos moradores de Duque de Caxias. O 2º Passeio Ciclístico do município ocorreu no domingo, 6 de maio, reunindo mais de 15 mil participantes vindos de toda a cidade. A Grande Festa do Trabalhador foi na Praça do Pacificador, no Centro, destino final dos participantes do Passeio, onde os atletas se encontraram com mais 10 mil pessoas. Foram distribuídos dezenas de prêmios entre os que se inscreveram ao longo das últimas duas semanas: 40 bicicletas, cinco fogões, cinco geladeiras, cinco TVs de LCD, três motos e um carro 0 km.
Prefeito Zito fez todo o percurso de 15 km do Passeio Ciclístico

A concentração foi no estacionamento do supermercado Carrefour, na Vila São Luís, e a caravana partiu para o Centro, às 9h. O prefeito José Camilo Zito participou do passeio e pedalou entre os ciclistas, durante os 15 km do trajeto, do início ao fim. Na concentração, ele agradeceu a presença de todos e pediu cautela. “Parabéns aos organizadores, patrocinadores e participantes. Lembrem-se que este será um passeio, não é uma competição. Respeitem o ciclista que está ao seu lado”, afirmou.

Os ciclistas passaram por diversos bairros do 1º distrito e eram guiados por um carro balizador que ditava o ritmo do passeio. A caravana era seguida por quatro ambulâncias para cuidar de emergências. Nos intervalos entre a entrega dos prêmios, o público dançou e canto no ritmo do hip-hop, do charme e do funk, com a participação de diversos grupos e MCs. Entre eles estava Mr. Jamaica, duquecaxiense morador do bairro Sarapuí, sucesso nas pistas com o hit “Hoje Eu Quero Trair”. “Nosso povo merece uma festa dessas. Parabéns para nosso prefeito Zito por tudo que ele tem feito por nós”, disse o MC. A secretária de Esporte e Lazer, Martha Valéria, classificou como um sucesso absoluto. “Foi uma festa a altura do trabalhador de nossa cidade”, disse Martha.
Luciana Andrade ao lado de seu prêmio e da secretária Martha Valéria

O primeiro item sorteado foi uma das motos e a agraciada foi Luciane Andrade Pontes, vendedora ambulante, de 21 anos, e moradora do Parque Analândia. Ela havia feito a inscrição em nome de sua filha de dois anos, Thays. “Não acreditei quando chamaram o nome da minha filha. Fiz a inscrição durante a semana e quase não vinha hoje. Mas algo me dizia que ia ganhar”, festejou Luciane. O sorteio foi realizado pelo secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Jorge Cezar de Abreu. “Este é um momento especial para os trabalhadores de nossa cidade. De acordo com a FIRJAN, Duque de Caxias é hoje a primeira cidade em emprego e renda no Estado. À frente até da capital. É a primeira vez que isso ocorre com nosso município”, ressaltou o secretário.
O prêmio mais esperado do dia, o carro 0 km, foi o último a ser sorteado. O ganhador foi Carlos Eduardo Ribeiro, pedreiro, 36 anos, nascido e criado em Duque de Caxias e morador da Vila Ideal, antiga Favela do Lixão. Ele agradeceu a Deus pelo prêmio que recebeu. “Foi maravilhoso! Esse prêmio chegou em boa hora!”. Carlos já voltou para casa dirigindo seu novo carro, um Fiat Uno.
O ganhador do carro, Carlos Eduardo com sua família e Martha Valéria
A Praça do Pacificador foi tomada por 25 mil pessoas.


Texto: Vinicius Marins
Fotos: George Fant e Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário