terça-feira, 22 de maio de 2012

Programa Família na Escola debate gravidez na adolescência


Gravidez na adolescência foi o tema do Programa Família na Escola da Prefeitura de Duque de Caxias, realizado no sábado, 19 de maio, no Ciep Municipalizado Carlos Chagas, no bairro Sarapuí, e que atendeu mais de mil crianças, adolescentes e adultos. Das 9h às 13h, o tema foi debatido entre professores, meninos e meninas que puderam fazer perguntas que não teriam coragem de fazer aos pais, como “a primeira vez da menina dói e sai sangue?”, “como saber se estou grávida?”, “como se toma a pílula anticoncepcional?” e “como evitar doenças sexualmente transmissíveis?”. O programa é realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com as secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos.
 
Alunas e professoras falaram sobre sexualidade e gravidez na adolescência
O tema foi escolhido devido ao aumento dos casos identificados de gravidez de alunas na escola. Segundo a diretora da unidade, Marli Viana, em 2011, foi registrada um caso e este ano três. “Essa ação de esclarecimento é importante porque se nada for feito pelo poder público pode despertar o interesse em outras meninas sem conhecimento e condições, já que são moradoras de várias comunidades do entorno”, disse a professora. “A unidade faz durante todo ano trabalhos sobre orientação sexual na adolescência, com muito critério, pois os pais, na maioria das vezes, têm dificuldades de aceitar o acontecido”, destacou Marli Viana.
 
Crianças se divertiram com as oficinas e brincadeiras promovidas no evento
A secretária de Educação, Rachel Barreto, conversou com os jovens e seus pais e participou da roda de debate entre as meninas menores de idade. “O assunto dificilmente é discutido dentro de casa. Por isso, as meninas e meninos precisam de orientação e maturidade para iniciar a vida sexual”, disse a professora, acrescentando que por medo ou decisão da família muitos jovens abandonam a escola. “É bom namorar, abraçar e fazer sexo, mas temos que ser orientados para evitar doenças e fazer tudo com bastante consciência. Os filhos são responsabilidade nossa e dois pais”, ressaltou Rachel Barreto.
 
Medida preventiva de saúde, mãe de aluno faz aferição de pressão arterial
Daniela Costa dos Santos, de 14 anos, da 6ª série, e moradora do Gramacho, esteve na escola com o filho Enzo, de nove meses. Durante a gravidez teve todo apoio da escola e ganhou até enxoval do bebê. Impedida de ir às aulas a aluna estudou e fez provas em casa para ter mais tempo de cuidar do filho. “A gravidez atrapalhou minha vida e os estudos. Hoje, tenho o apoio da família já que o pai de Enzo não assumiu o filho. Vou continuar estudando para e fazer concurso para polícia”, disse a menor que quer seguir carreira na Polícia Militar. “No Bope, com certeza”, frisou.
 
Crianças receberam orientações sobre escovação correta e higiene bucal
Durante a ação, as crianças tiveram orientação sobre higiene bucal, participaram de atividades recreativas e oficinas de dança de rua, pintura, maquiagem artística. As mães puderam agendar consultas ginecológicas e verificar a pressão arterial e fazer teste de glicemia.
O programa Família na Escola é realizado quatro vezes por ano nas escolas. As questões mais difíceis são discutidas entre os alunos e seus pais em cada encontro


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário