segunda-feira, 7 de maio de 2012

Zito inaugura praça e reserva biológica no 3º distrito


O tempo frio e a garoa que caiu na noite de sexta-feira, 27 de abril, não tirou o ânimo dos moradores do Parque Eqüitativa, no terceiro distrito, que foram às ruas para prestigiar a inauguração da Reserva Biológica e da Praça Bento Antônio da Silva, conhecida também como Praça do Monte. A reserva, entregue oficialmente pelo prefeito José Camilo Zito e pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, ocupa uma área de1,5 milhão de metros quadrado e é rica em flora e fauna. Também foi entregue a sede administrativa do parque que será administrada por um comitê gestor, formado pelo poder público, entidades representativas e moradores. O monitoramento da região será feito por agentes da Guarda Florestal Municipal e biólogos.
 
A solenidade chamou a atenção dos moradores, que ocuparam a área
Localizada junto à reserva, no final da Avenida Duque de Caxias, a nova praça foi construída com material reciclado e ganhou um lago abastecido com água de uma das minas existentes no parque, que também abastecem as residências do entorno e de uma do próprio local. Os bancos da praça foram construídos com dormentes de linha férrea e os caminhos ganharam taboas reaproveitadas de sobras de obras. A área ganhou ainda uma Rosa dos Ventos, admirada e elogiada por todos e acesso para deficientes.
A festa contou com a participação da banda marcial do Colégio Ciob e da cantora Carol Sutil, de alunos do Colégio Padre Anchieta e da Escola Municipal Afonso Arinos. Entre as autoridades, o vice-prefeito Jorge Amoreli, a deputada federal Andréia Zito, secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Movimento Ambientalista Brasileiro – MAB, do Frei Iduíno Poubel, da Paróquiade Santa Cruz da Serra e pastores evangélicos.
Morador do local há mais de 30 anos, Antônio Gomes ficou satisfeito com a obra
Em nome dos moradores, o professor e jornalistas Edson Mota de Moura homenageou o prefeitoZito e entregou um abaixo-assinado com o agradecimento de todos pelas ações nobairro visando à preservação da flora e da fauna local. Outro morador do local, Antônio Gomes Filho, de 73 anos, era um dos que elogiaram ainiciativa do governo em preservar a área e construir uma praça, reivindicaçãoantiga dos moradores. À frente da Associação de Moradores do Parque Eqüitativa, ele disse que sempre lutou com a comunidade pela preservação da mata e do reaproveitamento da área onde foi construída a praça. Morador do bairro há maisde 30 anos, engenheiro e pesquisador geológico, Antônio Gomes vai construir um equipamento de aeração para oxigenar a água do lago para preservação dos peixes.
Durante a inauguração, o professor Edson Mota homenageou o prefeito Zito
Zito falou da preocupação de seu governo com o meio ambiente e pediu que a comunidade cuidasse da praça e preservasse a reserva. Ao lado do vice-prefeito Jorge Amoreli, morador de Imbariê, na mesma região, Zito fez um balanço de seus governos e das dificuldades encontradas nessa gestão. Falou de sua infância nobairro Dr. Laureano e da vida pública iniciada como vereador ao lado do médico Amoreli, “um homem do bem e um vencedor”.
Destacou também a construção da Universidade Pública Duque de Caxias – UERJ e do Hospital da Mulher e da Casa da Mãe Caxiense, em Santa Cruz da Serra, que dará apoio às gestantes e seus filhos até os cinco anos. Falou, ainda das escolas de horário integral que estão sendo construídas em vários bairros e da construção do Colégio Federal Pedro II, no bairro Centenário.
Zito falou da preocupação com a educação e o futuro dos jovens de Caxias
“Só vamos acabar com a violência educando nosso povo. Estamos conscientes da nossaresponsabilidade dando uma profissão aos jovens que sairão da escola preparados para a vida. Nossa cidade é grande, alegre e nosso povo feliz. Estamos criando empregos e temos um comércio de qualidade. Não precisamos mais sair da cidade para fazer compras. Duque de Caxias foi a cidade que mais gerou empregos no Rio de Janeiro”, ressaltou Zito, acrescentando que os investimentos estão dando retorno, frisou Zito.
Samuel Maia (de azul), ao lado do vice-prefeito Jorge Amorelli
Para o secretário Samuel Maia, “é o coroamento de um trabalho que começou em 2009,onde a participação popular e o poder público fizessem mais esta conquista para uma Duque de Caxias mais verde. O prefeito Zito marca mais uma vez o seu governo criando mais uma unidade de conservação. A vitória é de todos nós, principalmente dos moradores que se empenharam para a área fosse preservada. O prefeito Zito pediu que cuidássemos do pulmão verde da cidade e estamos alcançando vitórias graças a sua sensibilidade”, destacou o secretário.
Adeputada Andreia Zito disse que o momento era especial por se implantar uma Reserva Biológica, destacou também a evolução a educação na cidade e parabenizou os atletas de Duque de Caxias campeões dos Jogos Abertos do Interior (JAI), no mês passado, no Estádio Célio de Barros.


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Marcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário