quinta-feira, 10 de maio de 2012

Caxias pretende imunizar 101 mil pessoas contra a influenza


Idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 1 ano e 11 meses e profissionais da saúde de Duque de Caxias devem procurar um posto de saúde mais próximo para tomar a vacina de imunização contra a gripe. A campanha segue até o dia 25 de maio e as pessoas serão imunizadas contra três vírus da gripe, a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e a B. No sábado, dia 4 de maio, foi a abertura inicial da campanha, mas, apesar de todos os postos, inclusive os PSFs (Programa de Saúde da Família) estarem abertos, foram vacinadas, apenas, em todo município, cerca de 8 mil pessoas.
De acordo com a coordenadora de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde, Dra. Maria das Graças Lana Jorge, a expectativa é imunizar 80% da população, ou seja, 101 mil pessoas. “Temos em nossa cidade 85 mil idosos, 20 mil crianças de 6 meses até dois anos, 11 mil profissionais de saúde e cerca de 10 mil grávidas. Ao todo são 126 mil pessoas”, comentou a médica.
O secretário de Saúde, Danilo Gomes, alerta sobre a importância da imunização nessas faixas etárias.“Temos muitas resistências dos idosos com relação à vacina. Mas o fundamental é que todos saibam que a vacinação é fundamental para evitar maiores transtornos. Para se ter uma idéia, a maioria dos nossos leitos são ocupados por idosos e crianças com problemas respiratórios e pulmonares que poderiam ser facilmente evitados com a vacina”, comentou o secretário.
A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e pulmão. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies como maçanetas, por exemplo, recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. O quadro do resfriado, geralmente, é brando, de evolução benigna, de dois a quatro dias, podendo, ocorrer complicações como otites, sinusites, bronquites e quadros graves, de acordo com o agente etiológico.


Texto: Cecilia Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário