quinta-feira, 24 de maio de 2012

Autoridades discutem sobre segurança em Duque de Caxias


Roubo de veículos, assalto, consumo de crack, lei do silêncio, ronda escolar e delegacias legais. Estes foram alguns dos assuntos discutidos nesta quarta-feira, 23 de maio, na reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança Pública (AISP-15) de Duque de Caxias. Moradores e representantes da sociedade civil apresentaram denúncias, críticas e sugestões às autoridades presentes, membros das polícias civil e militar e da Secretaria Municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, representada pelo titular da pasta, Francisco Alves das Fonseca. A reunião foi no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro 25 de Agosto.
 
Autoridades de seguirança pública e de educação participaram da reunião
Representantes de comunidades, que participaram da reunião, falaram sobre localidades onde a violência vem assustando moradores. Segundo as autoridades de segurança, apesar de algumas ocorrências terem diminuído na cidade, outras aumentaram, caso de roubos de carro e de rua. Eles ressaltaram que toda vítima de crime deve comparecer a uma delegacia policial para registrar o fato. Com isso será possível definir as regiões com maiores índices e aumentar o policiamento nelas, promovendo estratégias e ações para aprisão dos criminosos. Lembraram, também, que os moradores podem denunciar ações criminosas através do telefone do Disque Denúncia: 2253-1177.
Entre os assuntos mais discutidos, o aumento do número de usuários de crack mereceu atenção das autoridades de segurança. O presidente do Conselho Comunitário, Jailson Liberato, disse que o tema voltará a ser discutido na próxima reunião, marcada para o dia 28 de junho no campus da Universidade Estácio de Sá. O tema debatido será “O impacto das drogas sobre as famílias de Duque de Caxias”.
 
O secretário Francisco Neto representou o prefeito Zito na reunião 
Entre os convidados de junho estarão debatendo o assunto o juiz da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Duque de Caxias, Ailton Augusto dos Santos; a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte; o comandante do 15º Batalhão da PM, tenente-coronel Cláudio Lucas; e os titulares das delegacias de polícia 59ª DP (Centro), 60ª DP (Campos Elíseos), 61ª DP (Xerém) e 62ª DP (Imbariê), da Polícia Rodoviária Federal; além de representantes da sociedade civil e membros do AISP-15.


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Marcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário