terça-feira, 8 de maio de 2012

Prefeitura entrega CASF, CRAS e UNET/ADC em Jardim Gramacho


O complexo tem serviços da FUNDEC, de Saúde e da Assistência Social
No último sábado, 5 de maio, três secretarias se reuniram para oferecer mais um complexo de serviços públicos em Jardim Gramacho. Foram inauguradas, pelas secretarias de Saúde, Assistência Social e FUNDEC, um Centro de Apoio à Saúde da Família (CASF), um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e uma Unidade de Ensino para o Trabalho / Alfabetização Digital com Cidadania (UNET/ADC). Os três equipamentos atenderão, gratuitamente, mais de 10 mil pessoas do bairro todos os meses.
No CASF, a população terá atendimento médico em cinco consultórios nas especialidades básicas de clínica médica, ginecologia, obstetrícia e pediatria, além de odontologia. Lá atenderão duas equipes do Programa de Saúde da Família e as consultas são sempre agendadas por um agente do programa. De acordo com o secretário de Saúde, Danilo Gomes, as outras duas equipes do Programa de Saúde da Família funcionarão no Posto Edna Salles, assim que terminarem as obras. “Estamos entregando essa nova unidade de saúde e em breve entregaremos uma semelhante em Nova Campinas, que deverá ficar pronta de 30 a 45 dias”, anunciou Danilo Gomes.
Danilo Gomes: novo CASF será entregue em Nova Campinas
Já o CRAS, de acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte, é o espaço de cidadania para a população que precisa dos programas federais, como o Bolsa-Família, além da emissão de documentos e outros serviços. “Hoje, é a inauguração oficial desta unidade, porque as portas do Cras foram abertas desde o início do ano para atender mais de 2 mil pessoas, principalmente o “Minha Casa, Minha Vida” e o Bolsa Família”, disse Roseli Duarte.
Edite Viana, a presidente da Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), falou dos cursos e serviços que serão oferecidos pela UNET/ADC. “Teremos cursos de informática, acesso gratuito à internet, e também cursos de inglês e espanhol, cursos muito procurados para as olimpíadas e copa do mundo. Os pais poderão navegar em sites para se inscrever em concursos e obter a 2ª via de contas. Os filhos poderão fazer pesquisas escolares e navegar pela internet enquanto seus pais são atendidos no CASF ou no CRAS”, informou a presidente.
Edite, Moacyr, Amorelli, Andreia e Zito inaugram o complexo
Raquel Barreto, secretária de Educação, aproveitou para anunciar que através de uma emenda parlamentar da deputada federal Andreia Zito, será construída no terreno ao lado duas novas unidades e mais uma creche para atender toda demanda do bairro. “Quero dizer que com a saída do PSF da antiga unidade, na Monte Castelo, nós iniciaremos as obras de adaptação para implantamos a Creche Ubaldina, que momentaneamente está alocada no Ciep Ministro Hermes de Lima”, anunciou a secretária.
Andreia Zito disse que está ansiosa para ver iniciar as obras da nova creche. “Nossa luta em Brasília para trazer benefícios para a população de Duque de Caxias tem dado muito certo, prova disso é a nossa creche e também a verba para 11 ônibus para o transporte em nossas escolas”, disse a deputada federal.
Consultório de Odontologia, uma das especialidades do CASF
O vereador Moacyr da Ambulância relembrou que todas as obras feitas em Jardim Gramacho foram realizadas pelas mãos do prefeito Zito. “Estamos asfaltando dez ruas no Maruim, uma das áreas mais carentes do nosso bairro e tenho certeza que reconstruiremos todo o Jardim Gramacho, que durante o governo anterior ficou complemente abandonado”, comentou Moacyr.
Zito relembrou sua infância, quando ia visitar seus tios que moravam no Jardim Gramacho. “Nós transformamos este bairro como todos os outros na cidade. Foi através das mãos do nosso governo que conseguimos trazer a dignidade para cá. Graças a Deus podemos transformar sonhos em realidade e eu garanto que farei tudo que estiver ao meu alcance para continuar tornando sonhos em realidade”, finalizou o prefeito Zito.
Zito: "Transformamos este bairro, como todos os outros da cidade"
A dona-de-casa Maria do Socorro da Silva Pontes, 53 anos, estava muito feliz com a inauguração. Com sua família cadastrada no Programa de Saúde da Família, ela contou que tem um irmão acamado e as consultas médicas são feitas na sua própria casa. “Os médicos daqui são muito bons, cuidam muito bem do meu irmão e da minha família. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao prefeito Zito por tudo que ele fez e faz por Duque de Caxias. Na casa do meu sogro, sempre que chovia, inundava tudo. O Zito era vereador e disse que quando fosse prefeito iria acabar com o problema. Pois ele foi eleito e resolveu mesmo, porque é um homem de palavra, de compromisso. A família Pontes é e sempre será muito grata”, agradeceu a dona-de-casa.
Maria do Socorro: elogio ao atendimento domiciliar


Texto: Cecilia Rodrigues
Fotos: Paulo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário