quinta-feira, 10 de maio de 2012

Seminário em Caxias reúne nomes consagrados da Educação

As dependências do Teatro Raul Cortez ficaram lotadas de professores
Dentro do programa de melhoria na qualidade do ensino público, qualificação e valorização do professor, a Prefeitura de Duque de Caxias, por intermédio da Secretaria de Educação de Duque de Caxias, em parceria com os Jornais O Dia e Meia Hora, promoveu nesta quarta-feira, 9 de maio, o seminário “O Dia da Educação em Movimento”. Das 9h às 16h30, as dependências do Teatro Raul Cortez ficaram lotadas de professores com atenção voltada às palestrantes dos convidados. O seminário foi aberto pelo prefeito José Camilo Zito e pela secretária de Educação, Rachel Barreto.
Zito falou de sua preocupação com a Educação e das melhorias que estão por vir. A Prefeitura está construindo cinco escolas para atender alunos em horário integral, está reformando unidades e construindo a Universidade Pública em Santa Cruz da Serra para cursos de formação em Educação Física e Engenharia. Lembrou, ainda, que o Colégio Pedro II, que funciona em um prédio alugado no Centro da cidade, vai ter sede própria no município.
Zito falou de sua preocupação com a Educação e das melhorias que estão por vir
A secretária de Educação, Rachel Barreto, disse que é uma pratica do governo investir na qualidade da educação em todos os segmentos. “Temos professores comprometidos com o ensino público e estamos investindo na melhoria das escolas”. Disse também que o governo está investindo maciçamente na Educação e quase a totalidade dos recursos do Fundeb são aplicados nos vencimentos dos profissionais, cujo piso inicial hoje é de R$ 1.800.
O primeiro encontro dos mestres foi com a compositora, cantora, atriz e educadora musical Bia Bedran, que pela terceira vez participa de um evento voltado para a educação pública no município. Ela falou sobre “Fundamentos da arte narrativa”, e foi recebida com a música “O quintal” incluída no DVD “Cabeça de Vento”. A platéia, atenta, ouviu as narrativas da convidada que no final do ano estará completando 40 anos de carreira. “Esta é a primeira comemoração”, disse Bia Bedran.
Rachel Barreto: "Temos professores comprometidos com o ensino público"
A educadora musical falou também de seu livro: “Cantar e Contar”, que levou três anos para ser concluído. “Já me sinto de Duque de Caxias”, disse. Ela destacou que se considera uma poeta e tem no currículo 250 canções e dez livros para crianças. Agradeceu o convite para gravar seu próximo DVD no Teatro Raul Cortez. O primeiro foi no município, no teatro do Sesi, em 2007.
Destacou também o uso da Internet, para ela “bom e ruim”, pela agilidade nas informações e que o livro impresso é um freio. “Um livro é para ser degustado e não devorado”, frisou Bia Bedran, que espera voltar em novembro para as comemorações de seus 40 anos de carreira e receber homenagens dos educadores e alunos da rede municipal de ensino.
Bia Bedran participa pela terceira vez de um evento de educação em Caxias
O segundo palestrante foi o professor e escritor Gabriel Perissé. Ele falou sobre “Quem ensina sempre aprende: o aperfeiçoamento humano como tarefa cotidiana”. Ele abordou o incentivo à pratica da leitura e apresentou críticas a educação feitas por autoridades e até ex-ministros. Disse que pesquisa revelou que um filandês lê 20 livros por ano e no Brasil apenas dois. “A educação é comunicação e contato em todos os níveis”, disse, Gabriel Perrissé, acrescentando que o professor tiver informação continuada e salário adequado tudo vai melhorar.
À tarde o seminário teve a participação do Duo Alcantilado formado pelos músicos Fábio do grupo de choro “Tira a Poeira” e o bandolinista Paulo solista de várias orquestras sinfônicas.
Gabriel Perissé abordou o incentivo à pratica da leitura
A última palestra foi proferida por Frei Betto, escritor que coordenou a Mobilização Social do programa Fome Zero. O religioso falou sobre “Educação na pós-modernidade”. Nos intervalos, alunos das escolas Coronel Eliseu e Olga Teixeira, inscritos nos cursos de violão, flauta e percussão, se apresentaram e foram muito aplaudidos pelo público.
Entre as participantes do seminário a professora Jussanan de Oliveira estava atenta apresentação de Bia Bedran. “Estou aqui para ganhar experiência e me atualizar. Já participei de vários cursos e seminários promovidos pela secretaria de Educação”, disse Jussanan que tem oito anos de magistério e estava acompanhada da colega Marilda Regina, ambas lotadas na Escola Municipal José Camilo dos Santos, na Vila Rosário.
Outro educador, Eduardo Augusto elogiou o seminário. “Eventos como este trazem benefícios para os professores. O governo vem investindo em nossa qualificação e temos que aproveitar. Todos saem ganhando: os professores e alunos”, destacou Eduardo.
Jussanan e Marilda prestaram atenção às palestras
Eduardo Augusto: "O governo vem investindo em nossa qualificação"


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário