terça-feira, 22 de maio de 2012

Município e estado atendem catadores do Jardim Gramacho


Jorge César e Roseli observam o trabalho dos servidores no Mutirão
O mutirão da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, em parceria com a Subsecretaria Estadual de Assitência Social e Direitos Humanos e a Defensoria Pública do Estado, atendeu no sábado, 19 de maio, cerca de 400 catadores que trabalham no aterro do Jardim Gramacho. Eles estavam com pendências de documentação para se adequarem às exigências para inclusão no cadastro para recebimento da indenização pelo fim do lixão. Durante todo o dia mais de 100 profissionais da Defensoria Pública e de vários órgãos municipais e estaduais emitiram documentos, como carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e Certidão de Nascimento, além de cadastrarem os catadores e seus familiares para cursos profissionalizantes em parceria com o Senac e SENAI.
 
Muitos catadores não tinham sequer uma Carteira Profissional
A secretáriade Assistência Social e Direito Humanos, Roseli Duarte, acompanhou todo o trabalho e, junto com assistentes sociais e servidores, ouviu e orientou catadores e ex-catadores que durante muitos anos trabalharam no aterro sanitário. Entre os beneficiados pelo mutirão, Julio César Silva dos Santos, de39 anos, fez questão de mostrar a nova certidão de nascimento. “Agora posso ser reconhecido de novo. Volto a ser um cidadão brasileiro. A sensação é muito boa”, disse Julio, que trabalha no aterro há 12 anos e perdeu o documento original durante uma forte chuva no bairro Gramacho, onde mora. Ele precisava também de nova carteira de trabalho e de identidade.
 

Roseli Duarte disse ainda que a população do município conta com sete Centros de Referência da Assistência Sociais (CRAS) onde moradores tem atendidas e encaminhadas suas demandas. Destacou, também, o trabalho do Estado, empenhado em atender as comunidades. “É a descentralização pelos governos da política de assistência social”, destacou Roseli.
 
 Roseli, entre Andréia Sepúlveda, e as profissiionais da SEASDH
Além de Roseli Duarte, participou do mutirão o secretário Municipal de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia, Jorge Cezar de Abreu. Representando a Subsecretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, participou a superintendente de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Andréia Sepúlveda; com a superintendente de Ações Sócio-Educativas, Ana Vieira, além da subsecretária Tula Brasileiro e a assessora Letícia Lima.


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário