quarta-feira, 2 de maio de 2012

Caxias realiza II Conferência da Pessoa com Deficiência


A conferência lotou o auditório do Complexo de Assistencia Social
Começou nesta quinta-feira, 26 de abril, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Duque de Caxias. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, prossegue até sexta-feira, 27 de abril, com o tema “Um Olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: Novas Perspectivas e Desafios” e está ocorrendo no auditório do Complexo de Assistência Social Juíza Olímpia da Rosa Lemos, no bairro Centenário. A realização do evento contou a parceria da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC).

Da conferência participam representantes do poder público e de entidades, instituições e associações da sociedade civil, além de pessoas atuantes na área da política para pessoas com deficiência no município. “É uma honra estar aqui hoje. Daqui sairão propostas e decisões que deverão influenciar o dia-a-dia da cidade e ser apresentadas na conferência estadual, que acontecerá em agosto”, declarou o deputado estadual Márcio Pacheco, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Alunos da E.M. Regina Celi apresentaram uma coereografia

As atividades do primeiro dia começaram às 14h com a apresentação do evento e a leitura e ratificação do regulamento da conferência e uma palestra sobre o tema, que é definido nacionalmente para as conferências municipais pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE). Também contou com duas apresentações artísticas que emocionaram os presentes: uma esquete cômica e explicativa apresentada por participantes do Movimento pela Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), e uma coreografia de alunos com deficiência da Escola Municipal Regina Celi Cerdeira da Silva, participantes do Grupo Luar Sem Limites.

“Ratificamos, através desta conferência, o compromisso de nossa secretaria e do governo do prefeito José Camilo Zito com as pessoas com deficiência em nosso município”, disse a secretaria de Assistência Social, Roseli Duarte, na abertura do evento. “Alegro-me em ver essa sala cheia de moradores de nossa cidade, participantes na busca de uma solução em comum para o desenvolvimento de políticas de inclusão em Caxias’, afirmou a subsecretária de direitos humanos Ana Lúcia Dinamite. Além delas, do deputado Márcio Pacheco e dos paestrantes, compuseram a mesa de abertura do evento a subsecretária de Assistência Sosical Rosemeri Barros e a presidente e o vice presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irani Cardoso e Josélio de Oliveira.
Roseli Duarte: "ratificamos o compromisso com as pessoas com deficiência

As palestras deste primeiro dia tinham objetivo de apresentar subsídios para os delegados da conferência elaborarem as propostas de políticas públicas para as pessoas com deficiência. Marcos Castilho, presidente do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência, falou sobre a convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência, a necessidade de integração entre as diversas secretarias municipais para a elaboração de propostas amplas e apresentou alguns dados que definem a importância que deve ser dada a pessoas com deficiência. “Elas formam a maior minoria do mundo. São 650 milhões de pessoas com deficiência em todo o planeta. São 24 milhões apenas no Brasil”, declarou Marcos. O outro palestrante foi Artur Custódio de Souza, conselheiro Nacional de Saúde e coordenador Nacional do MORHAN. “O Brasil é o maior país no mundo em incidência de hanseníase, que é a maior causa em território nacional de pessoas com deficiência. Seja física ou sensorial”, ressaltou Artur.
As propostas serão elaboradas em debates que ocorrerão nesta sexta-feira, quando os delegados se dividirão em grupos definidos por quatro eixos temáticos: Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional; Acessibilidade, Comunicação, Transporte e Moradia; Saúde, Prevenção, Reabilitação, Orteses e Próteses; Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social Adequados.
Marcos Castilho: 24 milhões de pessoas com deficiência no Brasil
Artur Custódio: hanseníase é a maior causa de pessoas com deficiência no país


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário