quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jovens e idosos participam de formatura no Espaço Jovem


Localizadono bairro Itatiaia, o Espaço Jovem de Duque de Caxias foi palco para jovens queestão iniciando sua vida produtiva e pessoas da terceira idade que continuamseu processo de descobertas. A solenidade foi realizada na sexta-feira, dia 18 de maio, com aentrega dos certificados para os 39 alunos da segunda turma de extensão ecapacitação em informática básica da Unidade de Educação para o Trabalho / AlfabetizaçãoDigital com Cidadania (UNET/ADC), pertencente a Fundação para DesenvolvimentoTecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), que funciona na unidade. Estavampresentes ao evento, a secretária Municipal de Assistência Social e DireitosHumanos, Roseli Duarte, e, representando a FUNDEC, a diretora de Ciência eTecnologia da fundação, Ana Cristina Freitas.
A aluna Isabel Cristina recebe o certificado da secretária Roseli Duarte 
Boa partedos alunos da turma é formada por jovens inscritos no ProJovemAdolescente de Imbariê, iniciativa do Governo Federal realizada em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social eDireitos Humanos (SMASDH). O ProJove Adolescente busca reforçar os vínculos familiares dosinscritos, além de ampliar sua convivência comunitária e estimular apermanência deles nas escolas. “Participo do ProJovem há quase um ano e adoroas palestras, e orientações que nos dão. Esse curso foi ótimo. Antes eu sómexia no computador para acessar a internet. Foi um ótimo passo para minhaformação”, disse Isabel Cristina Rodrigues, 16 anos, estudante e moradora deImbariê que pretende se formar em advocacia e ser oficial da marinha.
Gelta e Maria Helena posam com seus certificados de formatura
No outroextremo do espectro de formados, as amigas, moradores de Itaiaia e aposentadas Maria Helena Antunes, 68 anos, e Gelta de Meneses, 75 anos, também estavamanimadas com a conclusão do curso. “Eu nem chegava perto do computador”,ressaltou Maria Helena. “Não vamos parar por aí. Já nos escrevemos para fazer ocurso avançado de informática”, falou Gelta, animada com a novidade e provandoque o Espaço Jovem é um local aberto para todas as idades.
Dezenas de jovens participaram da solenidade no Espaço Jovem

Aberto emsetembro de 2011, o Espaço Jovem é um local gerido pela Secretaria Municipal deAssistência Social onde jovens entre 15 e 17 anos podem realizar atividades eoficinas de instrumentos musicais, xadrez, DJ, taekwondo, entre várias outrasatividades. O equipamento conta com uma UNET/ADC que oferece acesso à internete cursos na área de informática.


Texto: Vinícius Marins
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário