quinta-feira, 24 de maio de 2012

Defesa Civil e prevenção de desastres são temas de audiência pública na Câmara dos Deputados


Brasília - Debater o enfretamento às emergências e calamidades por parte do Poder Público e os avanços nas políticas públicas para a defesa civil foram os objetivos da audiência promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família nesta terça-feira (22/05), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, apresentou as ações do Ministério da Integração Nacional para amenizar os efeitos da estiagemque atinge o Nordeste brasileiro e destacou a importância da transversalidade das ações do governo federal para evitar calamidades. “A harmonia no conjunto de ações dos vários Ministérios é essencial para que a população afetada por algum desastre seja atendida de maneira mais rápida”, afirmou o secretário.
Ainda segundo o secretário Humberto Viana, a edição da Lei Federal 12.608, de 10/04/2012, foi um passo importante para preparar o Brasil na prevenção das situações de risco. Ele lembrou também da necessidade de incluir o tema nas universidades e inserir a cultura de prevenção de desastres nas escolas.
Para o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), autor do requerimento, as mudanças climáticas também tornam a prevenção mais complicada. Ele acredita que é necessário investir em mapeamentos, pesquisas e recursos humanos para aprimorar a previsão dos desastres naturais no país.
Também participaram da audiência o diretor de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos do Ministério das Cidades, Celso Santos Carvalho; Mariana de Sousa Machado Neris, coordenadora Geral dos Serviços de Acolhimento do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e José Magalhães de Sousa, assessor Nacional da Cáritas Brasileira para Gestão de Riscos e Emergências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário