terça-feira, 29 de maio de 2012

Conferência de Ciência de Caxias define diretrizes


Zito, ao lado de Jorge Cezar, agradece a homenagem que recebeu
A 1ª Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Duque de Caxias ocorreu na sexta-feira e no sábado, 25 e 26 de maio, nas dependências da Unigranrio, e foi marcada pela participação das diversas esferas da sociedade – poder público, iniciativa privada, acadêmicos e sociedade civil em geral – para definir as diretrizes que irão nortear a elaboração de políticas públicas e de ações conjuntas em pesquisa, desenvolvimento, ensino e investimentos.
“Esta é a primeira conferência de ciência, tecnologia e inovação realizada no estado e é fruto da criação do primeiro Conselho Municipal deste tema no Rio de Janeiro. A OAB de Duque de Caxias sente-se honrada de integrar esse conselho e ter participado da organização deste evento”, ressaltou Geraldo Meneses, presidente da OAB/Duque de Caxias. “Enche-nos de orgulho e satisfação o fato de nossa universidade participar de uma solenidade como esta. Ciência, tecnologia e inovação compõem a roda que movimenta o progresso. Esta conferência vai gerar frutos que vão desenvolver ainda mais a nossa terra”, declarou Aroldy Herdy, reitor da Unigranrio na abertura dos trabalhos.
O reitor da Unigranrio, Aroldy Herdy, falou da honra em sediar o evento
Na sexta-feira, a partir das 17h, houve a abertura oficial do evento, com a presença do prefeito José Camilo Zito e a palestra “Cidade Inteligente: Tecnologia à Serviço do Cidadão”, ministrada para os participantes por Carlos Alberto Malcher, coordenador do Programa de Pós-graduação de Engenharia de Telecomunicações da UFF. Zito desejou a todos uma ótima conferência e ressaltou a importância que as diretrizes apresentadas terão para a cidade. Ele recebeu uma placa dos organizadores do evento e dos participantes do conselho, homenageando-o por seu empenho e ousadia em desenvolver uma administração de vanguarda em Duque de Caxias. “Sinto-me orgulhoso. Tenho consciência de que a grande maioria dos cidadãos desta cidade me apoiam e me auxiliam em transformar Caxias em um lugar melhor”, disse o prefeito.
Jorge Cezar de Abreu, Secretário Municipal de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia, ressaltou a composição do Conselho Municipal e o fato dele já estar colocando propostas em prática. “Temos um capital intelectual com representantes do que temos de melhor no meio acadêmico de nosso estado: UFRJ,UERJ, UFF, PUC, Fundação Getúlio Vargas, Estácio de Sá, Unigranrio, Flama, entre outros. Todos apresentaram propostas e chegamos a um acordo através de um debate de alto nível”, disse o secretário, que destacou também a participação dos membros de sua secretaria para a viabilização do evento.
Jorge Cezar fala com os participantes antes da formação dos grupos
No sábado, todos os inscritos na conferência se dividiram entre quatro grupos que discutiram cada qual temas relacionados a um determinado eixo-temático: Tecnologia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Ciência e Tecnologia na Promoção Social, Condições de Habitabilidade e Segurança Pública; Ciência e Tecnologia na Educação e Qualificação Profissional; Ciência e Tecnologia na Promoção de Saúde e Meio Ambiente. Antes de se dividir por temas, o grupo ouviu, às 9h, uma palestra ministrada por Dominique Maciel, diretora de Captação de Recursos da Superintendência de Projetos Especiais (SUPRE) de Duque de Caxias.
Na palestra, Dominique apresentou dados que serviram como base para as discussões em cada eixo-temático. “Caxias está entre as 15 maiores metrópoles do país e circulam diariamente pela cidade 2 milhões de pessoas. De 1999 a 2003, pulamos da 15ª para a 9ª posição entre os maiores PIBs do Brasil, deixando para trás grandes capitais, como Belo Horizonte e Porto Alegre. Nossa principal característica econômica é a indústria e nossa população é essencialmente jovem”, informou Dominique, que também falou sobre a posição privilegiada do município. “Estamos próximos do Aeroporto Internacional e das principais rodovias federais e estaduais do Rio. Temos um bom sistema de logística de transporte de mercadorias e de passageiros”, afirmou.
Os participantes se dividiram para debater a partir de eixos-temáticos
Dominique resaltou as características econômicas da cidade. “A indústria de transformação é responsável por 54% do nosso PIB. E as indústrias químicas respondem por 84% destas indústrias”, disse. Presente a palestra e participante ativo no debate, o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, falou sobre a necessidade de buscar o fomento à diversificação na economia do município. “Se nossa principal atividade estiver mal no mercado, já devemos ter outras opções para equilibrar a economia municipal”, explicou.
Na tarde de sábado, os relatores de cada eixo-temático apresentaram as diretrizes escolhidas por consenso de cada grupo para serem debatidas e votadas por todos os delegados inscritos. O relatório final da conferência está sendo elaborado e será enviado ao Conselho Federal de Ciência e Tecnologia ainda está semana. Também estiveram presentes a abertura da conferência o vice-prefeito Jorge Amorelli; o presidente da FIRJAN Duque de Caxias, Flávio Abreu; o secretário de Ciência e Tecnologia de Petrópolis, Robson Cardineli; e as secretárias municipais de Educação, Rachel Barreto, e de Assistência Social, Roseli Duarte.
Jorge Cezar acompanhou de perto um dos eixos-temáticos


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Everton Barsan e Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário