quinta-feira, 8 de março de 2012

Projeto “Juventude Antenada” chega a colégio do Gramacho


Vinicius Veiga: "Debatemos questões pertinentes a juventude"
Nesta terça-feira, 7 de março, o Colégio Estadual São Bento, localizado no bairro Gramacho, a Superintendência Municipal de Duque de Caxias apresentou mais uma edição do projeto “Juventude Antenada”, que leva a instituições de ensino do município palestras sobre cidadania, preparação para o mercado de trabalho e qualidade de vida. “Eventos como este fazem parte da nova forma de se trabalhar com esta parcela da população de nossa cidade, a partir da criação da superintendência. Criamos canais de contato, estimulamos a cidadania e debatemos questões pertinentes a eles”, afirmou o superintendente Vinícius Veiga.
O evento ocorreu em duas etapas, atingindo os alunos do 2º e do 3º turno do colégio. “Focamos nestes turnos porque neles se concentram os alunos com mais idade, que já devem começar a se preocupar com seu futuro”, disse Vinícius. O superintendente falou sobre o projeto com os alunos no pátio do colégio e foi seguido pelo dentista Fábio Borges, que palestrou sobre saúde bucal, tirando dúvidas dos alunos. Ele também apresentou a forma correta de escovação e preservação dos dentes, acabando com ideias equivocadas que já perduram por gerações.
Alunos axistem palestra sobre bullying e cyberbullying
Logo depois, os alunos optaram entre as salas onde foram apresentadas várias palestras de acordo com seus interesses: bulling e cyberbulling; emprego público; planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); como elaborar currículos. Também foi oferecido aos interessados uma sessão com curtas de animação e documentários normalmente exibido em outro evento da superintendência: o “Curta Jovem na Esquina”, normalmente exibido sempre à noite nas proximidades da Unigranrio e que começa a ser levado para outras região da cidade. “Faremos uma exibição especial no do “Curta Jovem na Esquina” no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, na Rua Francisco Aves, no Parque Beira-Mar”, destacou Vinicius Veiga.
A diretora adjunta do colégio, Denise Peroba, elogiou a proposta do projeto da superintendência. “Hoje, os alunos terão uma aula diferente, especial. O que aprenderão hoje poderão compartilhar com seus amigos, suas famílias e sua comunidade. Espero que aproveitem esta oportunidade”, declarou a diretora.
Após as palestras, os alunos do Colégio Estadual São Bento ainda viram uma exibição de dançarinos de hip hop e participaram do sorteio de uma camisa customizada por grafiteiros. Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, os alunos com mais de 16 anos podiam tirar, na hora, a sua carteira de trabalho. A Superintendência da Juventude é um órgão da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC).
Vinicius e a diretora Denise: elogios a proposta do projeto


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Edmilson Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário