terça-feira, 20 de março de 2012

Mesa Redonda debate o papel da mulher na contemporaneidade


Muitas mulheres compareceram à homenagem, na OAB/Duque de Caxias
Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias (SMASDH) e convidados participaram da Mesa Redonda “Mulheres, desafios e possibilidades na contemporaneidade”, realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Duque de Caxias), dia 14 de março. Iniciativa da Subsecretaria de Direitos Humanos foi coordenado pelo Departamento da Mulher e integrou a programação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela SMASDH.
A secretária Roseli Duarte prestigiou suas colaboradoras na instituição
A mesa de abertura contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte, da subsecretária Municipal de Direitos Humanos, Ana Lúcia Dinamite, e da Diretora do Departamento da Mulher, Terezinha de Oliveira Fernandes.
Entre as convidados, estiveram presentes a professora Valéria Teixeira, presidente de honra da Instituição Aguê Maré, de Nova Campinas; Maria Helena de Souza do Espírito Santo, representante da Associação de Artesãos de Duque de Caxias; Lia Maria, representante da Instituição Mulheres com Propósito; Maria Jocelino da Silva, representante da Instituição Mulheres da Paz; Ana Costa, coordenadora do Movimento de Mulheres Lésbicas da Baixada Fluminense; Aléssia de Almeida Souza, transexual, e Kaká Ferreira, assistente técnica do Centro de Referência de Promoção à Cidadania – LGBT/Baixada.
As participantes tiveram um momento para descontração e alegria...
Elas fizeram relatos de experiências, reflexões e propostas de práticas sobre o papel e as garantias de Direito da Mulher na atualidade. Pensar o papel da mulher no meio social, os entraves que se criam a expressão total do potencial do gênero feminino na contemporaneidade foram a tônica das falas expressas durante o encontro.
... que culminou com uma sessão de embelezamento 
Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte, eventos desta natureza são de grande relevância na formulação de ações, pois possibilita momentos de discussão valiosos que contribuem para o contínuo progresso da mulher em todas as esferas da organização social. “Quanto mais nos aprofundarmos nas questões políticas e sobre elas refletirmos, mais mudanças significativas obteremos, pois só o conhecimento e a compreensão de assuntos de âmbito político nos levarão a lugares ainda mais altos. O tempo que vivemos tem sede de ações. Precisamos fazer acontecer, temos que buscar alternativas, ampliar nossas perspectivas enquanto mulheres na busca de implementação de políticas públicas, pois ainda temos muito a conquistar e ninguém melhor para criar políticas públicas para as mulheres do que a própria mulher” disse a secretária.


Texto: Luiz Filho e Nelson Soares
Fotos: Antônio Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário