segunda-feira, 26 de março de 2012

Parque Estadual da Guanabara é apresentado em Caxias


Samuel Maia se reuniu com os arquitetos Gustavo Monteiro e Paulo Niemeyer
O arquiteto Paulo Sergio Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, esteve na quarta-feira, 22 de março, em Duque de Caxias, reunido com o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, e apresentou o projeto sobre a criação do Parque Estadual da Guanabara. A reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito José Camilo Zito, contou também com as presenças dos arquitetos Gustavo Monteiro e Paulo Niemeyer.
O projeto apresentado mostra a criação de um parque com equipamentos públicos, museus, centros esportivos, locais para educação ambiental, ciclovias e praças, com vias próprias e independentes da rodovia Washington Luiz. A área, localizada às margens da Baía de Guanabara, começa na altura da linha vermelha e termina na divisa com Magé.
“Duque de Caxias vai deixar de ser uma cidade de fundo da Baía para se tornar uma cidade de frente para a Baía, com vista para o Cristo Redentor e para as montanhas. A cidade terá uma área nobre e isso só traz crescimento para o município e para o estado. Pra isso, precisamos do apoio dos poderes municipal e estadual”, destacou o arquiteto Paulo Niemeyer, durante a reunião.
“O prefeito Zito apoia este projeto. Já era desejo dele que essa área fosse protegida, e o parque, além de valorizar a nossa cidade e de ser uma opção de lazer para os duquecaxienses, é uma forma de preservação do meio ambiente”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente Samuel Maia. Com a criação do Parque Estadual da Guanabara, as áreas de mangue, de várzea e o aterro do Jardim Gramacho serão transformados em áreas de visitação.
O parque deverá ocupar tod o litoral de Caxias, do Rio de Janeiro a Magé


Texto: Amelia Cristina
Fotos: George Fant

Nenhum comentário:

Postar um comentário