quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres são orientadas sobre câncer de mama


Secretaria de Saúde promoveu vários serviços em Jardim Primavera
 
A unidade móvel ginecológica da Saúde da Mulher esteve nesta quarta-feira, 7 de março, na praça Benzo Cavour, em Jardim Primavera, orientando as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A atividade promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e do Programa de DST/AIDS, faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher que será comemorado no dia 8 de março.

Dona Fani Wistenberg, de 61 anos, estava passando pela praça quando viu a unidade móvel e resolveu dar uma conferida na pressão. “Eu estava indo ao banco quando vi a movimentação na praça. Decidi parar e pra minha surpresa, acabei fazendo um pequeno check-up. Há muito tempo não faço exames e não vou ao médico e acabei de descobrir que minha pressão está baixa, mas não é grave não, ainda bem. Agora vou fazer a mamografia”, comentou dona Fani após passar pela aferição de pressão, um dos serviços oferecidos na praça.
Dona Fani Wistenberg, de 61 anos, aproveitou o evento para cuidar da saúde

Aferição de pressão, teste de glicose e distribuição de camisinhas também foram oferecidos na unidade móvel da Saúde da Mulher. As orientações a cerca do câncer de colo de útero, do câncer de mama e das doenças sexualmente transmissíveis eram dadas por profissionais da área de saúde, que também deram orientações às idosas sobre os cuidados específicos que devem ter com a saúde. 

“Muitas mulheres que chegam aqui não sabem o quanto é importante fazer os exames preventivos do câncer. É importante elas saberem como identificar os sintomas e como cuidar do próprio corpo, isso evitaria muitas mortes causadas pelo câncer. Quando as alterações, que antecedem o câncer, são identificadas e tratadas no início, é possível a cura em quase 100% dos casos”, explicou a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Leonora Lima.
Mulheres receberam preservativos e foram orientadas a fazer exames preventivos

Após receber todas as orientações a cerca da doença, as mulheres atendidas na Praça Benzo Cavour, em Jardim Primavera, passavam por uma pequena entrevista onde eram avaliadas a partir de suas idades e histórico familiar. Em seguida, elas eram encaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde, onde recebiam a autorização para a realização de exames de mamografia ou ultrassonografia mamária, dependendo de cada caso. O atendimento aconteceu das 9h às 13h.



Texto: Amélia Cristina
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário