quarta-feira, 21 de março de 2012

Defesa Civil da Baixada discute redução de desastres


Os órgãos de Defesa Civil de oito municípios da Baixada Fluminense estarão reunidos em Duque de Caxias no dia 29 de março para discutir e apresentar soluções para evitar acidentes na região. O “Workshop Estadual – Marco de Ação de Hyogo” vai acontecer das 9h às 12h, no auditório da ASSECAMPE. O evento é da Secretaria de Estado de Defesa Civil e contará com a presença do coordenador Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense, tenente-coronel Ubaldo de Oliveira Freme e do secretário municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves da Fonseca. O segundo encontro será em abril, em Queimados.
O evento tem por objetivo apresentar o Marco de Ação de Hoygo e suas cinco prioridades que são: fazer com que a redução dos riscos de desastres seja uma prioridade; conhecer os riscos e tomar medidas; desenvolver uma maior compreensão e conscientização; reduzir riscos; e estar preparado e pronto para atuar. Estarão discutindo ações as cidades de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Magé e Guapimirim.
O Marco de Ação Hypgo (MAH) é o instrumento mais importante para implementação da redução de riscos de desastres que adotaram os Estados Membros das Nações Unidas. Seu objetivo geral é reduzir as perdas em desastres de vidas humanas e bens sociais, econômicos e ambientais das comunidades. Visa também, estimular ao desenvolvimento de ações proativas de prevenção de desastres e preparação para emergências nos municípios.
Os representantes apresentarão também as principais ameaças de acidentes em suas cidades. O segundo encontro (grupo B) está marcado para o dia 14 de abril, em Queimados, com a participação dos municípios de Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Seropédica e da cidade anfitriã.


Texto: Paulo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário