sexta-feira, 9 de março de 2012

Duque de Caxias dedica atenção especial às mulheres


O dia 8 de março foi instituído em 1910 como o Dia Internacional da Mulher, durante uma conferencia realizada na Dinamarca. Uma comemoração que se tornou mundialmente conhecida após ser oficialmente adotada pela Organização das Nações Unidas em 1975. Este é um dia em que as mulheres de todo o mundo são lembradas por sua importância no desenvolvimento da sociedade, seja como trabalhadora, líder ou sua dedicação aos filhos.
A Prefeitura de Duque de Caxias tem um olhar especial para as mulheres, investido para que as duquecaxienses sejam atendidas em suas necessidades e apresentando oportunidades para que possam melhorar de vida. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) criou a Casa da Mulher Caxiense, batizada com o nome da professora e socióloga Ruth Cardoso. A Casa tornou-se referência para toda a Baixada Fluminense, contando com ações de todas as secretarias municipais, apresentando programas de geração de renda, capacitação profissional, lazer, atividades físicas, prevenção contra a violência, oficinas culturais, entre outras.
A Casa da Mulher Caxiense Ruth Cardoso possui cursos e oficinas em várias modalidades, inclusive em parceria com SENAC, SEBRAE, FIRJAN, entre outras instituições e empresas que comercializam produtos e matéria prima utilizadas em artesanatos. Todos os cursos são gratuitos e ministrados por profissionais gabaritados. Muitas vidas se renovaram e ganharam outro sentido com a inauguração da Casa. São histórias de superação e determinação. A Casa da Mulher Caxiense fica na Alameda Rui Barbosa, Quadra 17, Lote 8, no bairro Jardim Primavera. Maiores informações podem ser adquiridas pelo telefone 2773-1896, de 2ª a 6ª, das 8 às 16h.
Alunas do curso de confeção de bolsas da Casa da Mulher Caxiense
Outro grande destaque com foco na mulher é o Hospital da Mulher Casa da Mãe Caxiense, uma maternidade que está em construção em Santa Cruz da Serra e vai cuidar da gestante e de seu futuro bebê, do pré-natal até é seu filho completar os 5 anos de idade. O prédio – com área de 7,3 mil metros quadrados – terá toda infraestrutura necessária para prestar atendimento às parturientes e seus filhos, inclusive os portadores de necessidades especiais.
No centro materno-infantil estão sendo construídos 80 leitos: 65 obstétricos, 12 para cirurgias ginecológicas e obstétricas e três para isolamento, além de berçário com quatro incubadoras, quatro berços aquecidos para recém -nascidos que necessitem de cuidados especiais e um berçário de cuidados intensivos (UTI neonatal) com cinco berços. As futuras mães poderão realizar pré-natal, ultrassonografia e mamografia, além de cirurgias ginecológicas. A Casa da Mãe Caxiense terá capacidade de realizar 900 partos por mês.
As obras da Casa da Mãe Caixense serão concluídas este ano
Projeção da Casa da Mãe Caxiense: atendimento para a mãe para o filho


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Everton Barsan e Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário