sexta-feira, 9 de março de 2012

Leonardo Boff abre Seminário de Educação em Duque de Caxias


Do dia 13 a 15 de março, a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME) promove o 8º Seminário Municipal de Educação. Com o título: “Professor, Garantia de Sucesso! – Cuidar do direito de aprender”, o evento acontece às 18h, no Teatro Raul Cortez. Já estão confirmados para o evento a presença de nomes consagrados de educadores e palestrantes, como Leonardo Boff, Pedro Bandeira, José Armando Valente, Heliana Palocci, Maria Cristina Marquezine, Viviane Mosé, Vera Kauss, Ana Valéria de Figueiredo e Antônio César Marques.
Em Duque de Caxias, a SME atua para que toda criança tenha assegurado o direito ao saber. Ao analisar os casos de sucesso e a trajetória de cada uma das 174 unidades da rede municipal de ensino, a secretaria teve contato com inúmeros relatos bem-sucedidos, fatos que levaram à realização do seminário, onde se debaterá a garantia dos direitos à educação integral e do direito de aprender na diversidade, entre outros assuntos. Serão três dias de encontros, palestras e mesas redondas.
A abertura acontecerá no dia 13, às 18h, no Teatro Raul Cortez com a palestra do ilustre professor universitário, teólogo, filósofo e escritor, Leonardo Boff. Em uma das suas famosas citações, Boff afirma: “O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato, é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, responsabilização e envolvimento afetivo com o outro”.
O evento, de acordo com o prefeito José Camilo Zito, reforça o compromisso da Prefeitura por uma educação de qualidade. “Pagamos uma das melhores remunerações para o educador no Estado do Rio. Resgatamos a Escola de Educação Integral e asseguramos a permanência do Colégio Pedro II na cidade, que veio para cá por iniciativa da deputada Andreia Zito, com a construção da sede definitiva da unidade no bairro Centenário”, enfatizou Zito.
Para a subsecretária de Planejamento Pedagógico, Myrian Medeiros, a avaliação das unidades de ensino pela secretaria demonstra como podemos melhorar a qualidade do ensino. “Quando observamos as unidades vemos que as melhorias acontecem, em geral, nas escolas onde práticas e atitudes responsáveis resultam numa ampla mobilização da comunidade escolar em busca de uma educação de qualidade para todos”.
A secretária Municipal de Educação, Roberta Barreto, destaca que é preciso organizar e enfrentar o desafio de melhorar a qualidade da educação pública municipal, com políticas públicas eficazes. “Com esta melhora, haverá um impacto significativo em outras esferas da vida de milhares de crianças, jovens e adolescentes. Lutamos em busca de uma educação que potencialize avanços e reduza desigualdades. Estamos caminhando, a passos largos, em direção à garantia do direito de aprender de todos os estudantes de Duque de Caxias”, destacou Roberta.
O seminário acontecerá de 13 a 15 de março, no Teatro Raul Cortez, situado à Praça do Pacificador, s/ nº, no Centro de Duque de Caxias.
Leonardo Boff fará a abetura do Seminário de Educação

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO:
Dia 13/03
– Abertura com Leonardo Boff – noite (18h)
Dia 14/03
- Manhã: Mesa redonda “Garantir o Direito de Aprender em uma Escola Para Todos” (9 h)
Profº Drª Amélia Escotto - UERJ
Profº Drª Maria Cristina Marquezine – UE
Tarde: Palestra Viviane Mosé (14 h)
- Noite: Mesa Redonda: “Garantir o Direito de Aprender na Diversidade” (18h)
Profª Drª Vera Kauss – Unigranrio
Profª Drª Ana Valéria de Figueiredo - UNESA
Srº César Marques – Unesco
Dia 15
Manhã: Mesa Redonda “Garantir o Direito de Aprender na Escola” (9h)
Profª Drª Leiva Leal – UNINCOR
Profª Drª Miriam Guindani - UFRJ
Tarde: Mesa Redonda “Garantir o Direito de Aprender em uma Sociedade Globalizada”(14h)
Profº Drº José Armando Valente – Unicamp
Profº Drº Andre Nunes de Azevedo - Uerj
Noite: Encerramento com escritor Pedro Bandeira (18h)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário