sexta-feira, 23 de março de 2012

Caxias apoia 59ª DP para investigar maus-tratos a animais


O coordenador Vanderlei da Silva, o Auau, e o delegado Cláudio Vieira
Em um acordo inédito na Baixada Fluminense, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias e a 59ª DP, estabeleceram uma parceria para registrar e apurar as denúncias de maus-tratos a animais encaminhadas pelo Programa de Bem-Estar Animal. O delegado da 59ª DP, Claúdio Vieira, recebeu as primeiras denúncias das mãos do coordenador do programa, Vanderlei da Silva, o Auau. “São cães presos sem alimentação ou água, gatos doentes abandonados pelos donos, cavalos que trabalham até a exaustão, entre outras barbaridades”, enumerou o coordenador.
De acordo com Vanderlei, a Lei Federal 9605/98 crimaliza os maus-tratos a animais, por isso é de competência da polícia a investigação de denúncias e a sua aplicação. “Apesar desta determinação, ainda são raras as delegacias que cuidam desta lei e investiguem estes casos. Com esta parceria, Duque de Caxias se torna referência no assunto em toda a região, servindo de exemplo para outros municípios”, afirmou.
Claúdio Vieira apoiou a iniciativa do Programa de Bem-Estar Animal. “Fui procurado pelo Vanderlei e concordo que, caso sejam confirmados, estas casos não devem ficar impunes. Vamos investigar cada um dos casos denunciados. Esta é nossa responsabilidade”, afirmou o delegado, destacando que as pessoas devem continuar denunciando casos como este ao programa de Bem-Estar Animal, que os protocolará e encaminhará a delegacia. “É um dever de cidadania. E este apoio facilitará muito o nosso trabalho”, disse.
O delegado Cláudio Vieira recebe as denúncias apresentadas ao Programa
Claúdio Vieira: "Vamos investigar cada um dos casos denunciados"


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário