quinta-feira, 8 de março de 2012

Caxias prepara estudantes para o Enem e vestibulares


O auditório da Secretaria de Educação recebeu os novos alunos do  Preenem
Duzentos e cinqüenta estudantes jovens e adultos com o ensino médio ou cursando o 3º ano terão a oportunidade de disputar com outros alunos boas colocações na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares de universidades públicas e privadas sem gastar nada com cursos preparatórios. A oportunidade é oferecida pela Prefeitura de Duque de Caxias, através do curso de Preparação para o Enem e Vestibulares – PREENEM, que promoveu a aula inaugural da segunda turma nessa terça-feira, 6 de março, no auditório da Secretaria de Educação. O programa é da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), que, no ano passado, realizou o sonho de 68 alunos residentes no município que conseguiram passar para universidades públicas e privadas.
As aulas iniciadas em fevereiro se estenderão até dezembro nas Unidades de Educação para o Trabalho - UNETs - dos bairros Tamoio (Xerém), Jardim Primavera, Pilar e Beira Mar, das 18h15 às 21h45. Durante o preparatório, os alunos têm aulas de Português/Redação, Matemática, Geografia, História, Física, Química e Biologia.
Dnair quer se formar em moda ou jornalismo
As alunas Dnair Costa, de 24 anos, e Eldiniz Barbosa da Silva, de 57, chamaram a atenção na aula inaugural. A primeira, Dnair Costa, moradora do bairro Pilar, no segundo distrito, trabalha e se prepara para realizar seu sonho: passar no vestibular e se formar em moda ou jornalismo. “Esse curso é a melhor coisa que poderia acontecer. Os professores preparam a gente de verdade, eles são atenciosos e tiram todas as nossas dúvidas”, disse Dnair.
Moradora do bairro Vila São Luís, Eldiniz está fazendo o curso preparatório na UNET do Beira-Mar. “Parei de estudar aos 17 anos. Precisei trabalhar cedo, depois me casei e cuidei dos filhos. Agora, estou concluindo o ensino médio e pretendo obter boas notas no Enem. Só assim, vou conseguir uma vaga em universidade pública e me formar em biologia”, frisou a aluna.
Eldiniz, entre Edite Viana e Roberta Barreto, quer ser bióloga
A aula inaugural contou com a presença da presidente da Fundec, Edite Viana, da secretaria municipal de Educação, Roberta Barreto, do diretor da Unidade local do Colégio Pedro II, professor Oscar Halac, dirigentes da fundação e da SME. Todos destacaram a importância do PREENEM e pediram que os alunos prestassem atenção nas aulas e aproveitassem bem a apostila com exames do Enem e de vestibulares da Uerj.
Roberta Barreto disse também que o prefeito José Camilo Zito tem a educação como uma de suas prioridades. “Estamos preparando nossos jovens para o futuro com ensino de qualidade e dando oportunidades para qualificação técnica e de nível superior. Estamos construindo a Universidade Pública, em Santa Cruz da Serra, que vai oferecer formação em Educação Física e Engenharia. Nosso campus foi aprovado pelo Comitê Olímpico e será polo de treinamento para os Pré-Jogos das Olimpíadas de 2016”, destacou a professora Roberta.
A presidente da FUNDEC, Edite Viana, pediu empenho dos alunos
Oscar Halac, diretor do Colégio Pedro II de Caxias, também falou com os alunos


Texto: Paulo Gomes
Fotos: Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário