segunda-feira, 26 de março de 2012

Italianos conhecem trabalho implantado no CRAS de Morabi


Alunos italianos, do projeto de intercâmbio estudantil Roma-Rio, estiveram em Duque de Caxias na quarta-feira, dia 21 de março, para uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Parada Morabi, no terceiro distrito. O objetivo da visita, que mobilizou todo o equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), foi permitir que os italianos conhecessem todos os aspectos do funcionamento do CRAS. Na visita, os italianos interagiram com os usuários e tiveram contato com a realidade vivida pela população assistida, com troca de experiências e enriquecimento cultural.
 
Os estudantes italianos lêem a publicação interna com as iniciativas da Prefeitura
O projeto Roma-Rio visa a formar nos jovens voluntários espírito de solidariedade e de cidadania, tendo como campo as áreas da assistência social, da cultura e meio-ambiente e solidariedade internacional. O projeto foi implementado através de iniciativas do Serviço Civil Nacional no Exterior. Os intercâmbios, que aconteceram no Brasil na última década, aparecem como os mais significativos, por riqueza de troca de experiências e interação entre os jovens. A informação é dos organizadores da iniciativa, que trabalham para valorizar conteúdos e metodologias de atuação daqueles que se sentem unidos ao propósito comum de servir e à iniciativa juvenil.
Durante a visita, os italianos conheceram integrantes do Projovem Adolescente, que participavam de uma palestra sobre conscientização e prevenção da dengue. Eles se surpreenderam com a calorosa recepção no CRAS. Os visitantes participaram de oficinas e conheceram as dinâmicas e os trabalhos realizados no CRAS. Os italianos tiveram momentos de convivência com os jovens da unidade, com os quais se divertiram descontraidamente com apresentações de danças, musicais e outras atividades.
 
Jovens usuários dos serviços do CRAS são observados pelos italianos
De acordo com a responsável pelo grupo, a italiana Valeria Piovesan, que fala português, todos adoraram a visita e acharam a equipe extremamente acolhedora. “Foi maravilhoso poder restar aqui e ver de perto o trabalho minucioso realizado pela Assistência Social de Duque de Caxias”, destacou Valeria. Quando questionados sobre o que mais os impressionou, os italianos foram unânimes: “O serviço prestado e a alegria deste povo, sem dúvidas”.
Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte, ações como essa ampliam os horizontes dos usuários. “É muito bom ver a curiosidade dessas pessoas ao terem contato com uma cultura, uma língua diferente da sua. Este tipo de atividade promove uma série de benefícios na formação destes jovens, pois propicia a visualização de um mundo novo, além da realidade a que tem acesso”, enfatizou Roseli.
Assistentes sociais, técnicos e usuários posam para foto junto aos visitantes
A secretária destacou, ainda, a importância do intercâmbio para os estudantes italianos e para o trabalho da Assistência Social. “Foi uma experiência ótima para eles verem a dignidade e o esmero com estas pessoas em estado de vulnerabilidade social são tratadas em nossos equipamentos e nos estimula a continuar trabalhando arduamente para manter o padrão de qualidade”, concluiu Roseli.


Texto: Luiz Filho e Nelson Soares
Fotos: Antônio Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário