quinta-feira, 8 de março de 2012

“Pancadão na Dengue” chega ao Jardim Gramacho


Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e agentes de endemia deflagraram nesta quarta-feira, 7 de março, uma operação de combate ao mosquito da dengue no bairro Jardim Gramacho. O trabalho desta vez contou com o apoio de uma equipe de controle de vetores que visitaram também residências, estabelecimentos comerciais e escolas em busca de focos de ratos. Em uma barraca montada na Praça do bairro, a população recebeu atendimentos médicos, como verificação de pressão arterial e de glicose, enquanto as crianças se divertiam no jogo “Pancadão da Dengue”, que distribuiu brindes aos participantes.
 
Uma moradora do Jardim GRamacho verifica a taxa de glicose 
A operação teve inicio pouco antes das 6 horas da manhã, com carros fumacês percorrendo as ruas espalhando inseticida para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti causador da dengue. Pouco depois, cerca de 50 agentes de endemia começaram a visitar as residências em busca de focos do mosquito. Eles verificaram caixas d’água, tanques, piscinas e outros depósitos de água, considerados potenciais abrigos das larvas do aedes. Nas visitas, foram distribuídas 100 telas de caixa d’água.
 
Estudante vibra, depois de vencer o jogo do "Pancadão na Dengue"
Na barraca da SMS, até às 11h mais de 50 pessoas haviam feito medição de pressão e de taxa de glicose, enquanto as crianças se divertiam para valer no jogo do Pancadão. Todos ganharam um kit de escovação dentária e uma caixa de lápis de cor, como os estudantes Marlos José da Silva, de 13 anos, da Escola Municipal Mauro de Castro, e Jéssica Correia da Silva, de 12 anos. “Estamos adorando isso aqui. Aprendemos sobre a dengue e ainda ganhamos prêmios”, comemorou Marlos.
 
Marlos, da E. M. Mauro de Castro, exibe os prêmios ganhos no Pancadão
“Na próxima sexta-feira, dia 9 de março, o trabalho será realizado na Vila Operária. O ponto de concentração será em frente ao Posto Municipal de Saúde do bairro”, informou coordenador do Departamento de Controle de Endemias, Marco Antônio Nascimento da Silva.


Texto: Nelson Soares
Fotos: George Fant

Nenhum comentário:

Postar um comentário