quinta-feira, 15 de março de 2012

Assistência promove atividades em homenagem às mulheres


Comemorado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher contou com uma série de atividades e homenagens especiais promovidas em todo o município pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias (SMASDH), em nome das mulheres duquecaxienses. Na ocasião, foi servido um café da manhã que contou com a presença de mulheres de todos os setores e departamentos da Secretaria. O evento foi aberto pela secretária Roseli Duarte que destacou a importância da reflexão sobre o legado deixado por mulheres que lutaram para mudar a história da mulher no país.
A secretária Roseli Duarte prestigiou o evento em homenagem às mulheres
A programação seguiu com a apresentação de um vídeo com a trajetória da americana Jessica Cox, de 29 anos, que nasceu sem braços devido a uma doença congênita, mas que nunca se privou de desenvolver nenhuma atividade realizada pelas outras crianças. Hoje, ela se dedica à prática de esportes como balé, ginástica, natação, etc. Jessica também se formou em Psicologia e se tornou a primeira pessoa sem braços a receber licença para pilotar avião. A história da jovem americana serviu de base para o discurso sobre motivação e limites, feito por Roseli, e que emocionou a todos.
Esbanjando beleza, as mulheres da SMASDH aproveitaram o momento ...
Roseli falou, também, sobre a importância da luta das mulheres para alcançar os objetivos e não se deixarem vencer por obstáculos encontrados no caminho. “A história de Jessica Cox me emocionou muito porque tantas vezes reclamamos da vida, hesitamos em continuar logo no primeiro empecilho, enquanto ela, com todas as limitações impostas por sua condição física, seguiu em frente, correu atrás de seus sonhos, buscou alternativas para realizá-los, e ainda consegue ser bem-humorada, feliz. É um verdadeiro exemplo para nós, mulheres capazes, cheias de vida e disposição, que nada temos para nos impedir de alçarmos voos altos”, disse Roseli.
... para realçar sobrancelhas, cílios e outros detalhes femininos
Logo após o café da manhã, foi exibido um slide de fotos, em homenagem a todas as mulheres que trabalham na Secretaria. A sequência de imagens seguiu ao som “Você é linda”, na voz de Caetano Veloso. Na parte da tarde, as mulheres participaram de oficinas temáticas e palestras sobre Alimentação Saudável, Saúde, Maquiagem, Doces e Direitos das Mulheres.
Simultaneamente, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Beira-mar e Parada Morabi também foram palcos de atividades voltadas para o Dia Internacional da Mulher, com a realização de palestras e ações de entretenimento como dança, música, brincadeiras e dinâmicas permearam toda a programação, direcionada para as mulheres da localidade.


Texto: Luiz Filho e Nelson Soares
Fotos: Antônio Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário