sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia da Cultura: atividades artísticas e posse de conselheiros


A Banda Sinfônica Prata da Casa contagiou o público que lotou o teatro
Criado pela Prefeitura em 2006, o Dia Municipal da Cultura foi marcado pela posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura, no dia 20 de março. O Teatro Municipal Raul Cortez tornou-se pequeno para receber o público que compareceu para prestigiar a solenidade, além de apresentações de números de dança e música e entrega do Certificado de Honra ao Mérito Cultural Barboza Leite. A abertura contou com a execução do Hino Nacional e do Hino de Exaltação à Cidade de Duque de Caxias, pela Banda Sinfônica Prata da Casa.
Representando o prefeito José Camilo Zito, o secretário de Cutura e Turismo Gutemberg Cardoso, parabenizou a professora e artista plástica Martha Rossi, que completou 90 anos nessa data, sob intensos aplausos da plateia. Falou da vontade de fazer da Banda Sinfônica Prata da Casa a orquestra oficial da cidade. “Se for preciso, vamos buscar meios junto à iniciativa privada para que isso aconteça”, anunciou o secretário. Concluiu que Duque de Caxias fez a adesão oficial ao Sistema Nacional de Cultura, com vistas à elaboração do Plano Municipal de Cultura, e da volta, em breve da Companhia Municipal de Dança e da Revista da Cultura Caxiense, agora abrangendo o turismo, ambos projetos desativados na gestão passada, entre outras iniciativas.
O Secretário de Cultura Gutemberg Cardoso e os novos Conselheiros
CONSELHO – Em seguida, foi realizada a posse dos 11 Conselheiros eleitos, representando a sociedade civil: Ariane Teles de Souza (Cadeira Artes Plásticas), Elaine Cristina Marques (Artes Cênicas), Evaldelina Marciana Julho (Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Arqueológico e Cultural), Hélio Lúcio dos Reis (Música), Marcos Antonio Santos (Empresariado), Maria Aparecida Barreto (Artesanato), Paulo Cessar Gaudino (Audiovisual), Ralmir dos Santos (Produtores Culturais), Tania da Cunha Curvello (Cultura Popular), Ubiratan de Azevedo (Movimento Popular) e Valéria de Paula (Literatura, Bliblioteca e Salas de Leitura). Também tem assento no Colegiado representantes do Poder Público, através das Secretarias de Cultura e Turismo, Assistência Social, Comunicação, Desenvolvimento Econômico, Educação, Esporte e Lazer, Fazenda, Meio Ambiente e Obras, além da Câmara Municipal.
A cerimônia serviu também para entrega do Certificado de Honra ao Mérito Cultural Barboza Leite a entidades. Foram homenageadas a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes, a Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro, a Federação de Reizado do Estado do Rio de Janeiro, o Grupo Afro Cultural Ojuobá Axé, a Cia de Arte Popular, a Liga Municipal de Capoeira de Duque de Caxias; o Insrtituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto da Câmara Municipal; o Colégio Carlos Gomes; e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada e Sul Fluminense. A professora e artista plástica Martha Rossi, que completou 90 anos na data, recebeu homenagem especial, assim como a representante da família de Barboza Leite, a artista plástica Rosa Leite.
Martha Rossi comemou a passagem do seu 90º aniversário
Diversas atrações animaram o público que lotou o Teatro, entre elas a Escola de Dança Adriana Miranda. A cantora Carol Lima fez uma homenagem a cantora Whitney Houston, falecida recentemente. Outros nomes também foram alvo de releituras, como Ary Barroso, Lulu Santos, Tim Maia e James Brown, cujas composições foram apresentadas pela Banda Sinfônica Prata da Casa. O Grupo Afro Cultural Imalê Ifé também fez exibição com dançarinos e percussionistas, sob o comando de Val. Um grupo nigeriano se destacava entre o público, composto de religiosos do culto Ifá. Presentes também representantes do grupo cultural Mulheres com Propósito, do Museu Vivo do São Bento e do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, representado pelos presidente Carlos Cahé e pelo vice Sergio Vasgestian. A solenidade, uma das mais concorridas ali realizadas com talentos locais, teve apresentação do professor Sidney Oliveira, presidente da ADLA, e assistência de Elaine Borges.
HOMENAGEM - Francisco Barboza Leite, que inspirou a criação do Dia Municipal de Cultura, comemorado em 20 de março, data de nascimento do múltiplo artista, era natural de Uruoca, no Ceará, e veio para Duque de Caxias no inicio da década de 50. Era artista plástico, jornalista, escritor, ator e compositor. Sua carreira foi uma das mais expressivas na área cultural: coordenou a Escolinha de Arte da Fundação Álvaro Alberto (Mate com Angu), participou do processo de criação do Teatro Municipal Armando Melo (TEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura e de sua Escola de Artes. Com o maestro Clóvis Ferreira Lima, compôs "Exaltação à Cidade de Duque de Caxias, hoje hino oficial da cidade. Ele dá nome a uma escola municipal e a antiga Rua Toneleiros, no centro, onde residiu até seu falecimento, em dezembro de 1996.
Rosa Leite recebe de Gutemberg Cardoso a homeangem a seu pai, Barboza Leite
O grupo Imalê Ifé encerrou a parte musical da programação


Texto: Josué Cardoso
Fotos: Alberto Ellobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário