sexta-feira, 16 de março de 2012

Assistência Social de Caxias é modelo para ONG internacional


Representantes das ONGs Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH) e da Coalizão EveryChild, esta última sediada no Reino Unido, visitaram a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, no dia 9 de março. O grupo - que foi recebido pela subsecretária de Assistência Social, Rosemary da Costa, e a assessora técnica, Solange Gorette, e a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Simone Pinto -, veio conhecer o trabalho desenvolvido pela SMASDH junto à população carente de Duque de Caxias.
 
Andrew com Emily, de amarelo, das ONGs EveryChild e Global Policy Advisor
A instituição Terra dos Homens trabalha com crianças e adolescentes com direitos violados - separados ou em vias de se separar de suas famílias, vivendo em abrigos, em situação de rua, em contexto de exploração sexual, trabalho infantil, drogas e violência doméstica, desde 1997. Já a entidade inglesa reúne 12 ONGs de diferentes países que trabalham para aperfeiçoar a qualidade do cuidado alternativo de crianças abandonadas ao redor do mundo.
A Terra dos Homens e a Coalizão EveryChild têm se empenhado em apoiar serviços sociais e observam déficits na provisão adequada desses serviços em uma ampla gama de contextos. Como parte destes esforços, a EveryChild contratou recentemente o especialista Andrew Bilson para uma revisão sobre o papel dos assistentes/trabalhadores sociais na resposta ofertada às crianças privadas de cuidados parentais.
 
Alexandre Bárbara, da ONG Terra dos Homens, em reunião na sede da SMASDH 
O objetivo é desenvolver uma ferramenta que analise as abordagens apropriadas para o trabalho social bem como as funções adequadas e centrais para assistentes sociais em um dado contexto. Elementos-chaves ou "requisitos de sucesso" precisam estar presentes para se adotar abordagens e cumprir funções com sucesso. A aplicação da ferramenta será realizada a partir de uma pesquisa-ação com uma abordagem baseada numa investigação apreciativa, que vai identificar e desenvolver os pontos fortes existentes em sistemas de trabalho social. A análise compreenderá uma revisão documental de dados sobre o atual sistema de trabalho social, grupos focais e entrevistas aprofundadas com os parceiros-chaves nos equipamentos do município. Todo material coletado nesta primeira fase será analisado, apresentado e debatido a nível nacional e, posteriormente, a nível internacional.
Grupo posa com funcionários da SMASDH em frente a um dos CRAS visitados
Após a reunião, os representantes do projeto visitaram o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do Jardim Gramacho, e se encantaram com as instalações do local. "Essa preocupação com o aspecto lúdico das instalações é algo encantador e já é uma coisa que nos impressiona, pois no Reino Unido os equipamentos da Assistência Social não são tão bonitos, alegres, coloridos, com tantos desenhos e fotos pelas paredes. Certamente as pessoas atendidas nestas unidades se sentem bem e confortáveis aqui", destacou Andrew. "É um estímulo a mais produzir em um espaço tão gostoso", concluiu. O grupo esteve, também, no Complexo de Assistência Social Juíza Olímpia Rosa Lemos, no Centenário, onde os técnicos conheceram toda a parte administrativa e de atendimento psicológico e social do equipamento.
A secretária de Assistência Social, Roseli Duarte, falou sobre a importância da ação e da confiabilidade no trabalho realizado pela SMASDH no município. "Duque de Caxias tem se destacado pelos excelentes resultados também na área social. A prova disso é que já atingiu o interesse de outros países em conhecer nossos equipamentos que atendem de forma comprometida com a ética, respeitando a premissa do trabalho social que é levar dignidade e melhores condições de vida às pessoas. Tenho certeza que os resultados desta pesquisa serão bastante satisfatórios e servirão para corroborar a qualidade do trabalho implantado pelo prefeito Zito na cidade", destacou Roseli.



Texto: Luiz Filho e Nelson Soares
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário