quarta-feira, 28 de março de 2012

Mutirão cadastra moradores no Programa Bolsa-Família


Mais de 350 pessoas foram cadastradas no Programa Bolsa-Família, no sábado, 24 de março, em mutirão de atendimento realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Figueira, no segundo distrito de Duque de Caxias. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), reuniu mais de 80 funcionários para atender as quase 400 pessoas que haviam sido agendadas previamente. O resultado foi tão positivo, que por volta das 12h, mais de 250 pessoas já haviam feito o cadastramento.
Usuários levaram entre 30 e 50 minutos para se cadastrar no Bolsa-Família
O atendimento no CRAS teveinício às 8 horas, com os funcionários trabalhando em diversas salas e no pátiodo equipamento. A demora para preencher os dados levava entre 30 a 50 minutos,dependendo do número de integrantes das famílias. Durante o mutirão, foramcadastrados moradores da Figueira de dos bairros vizinhos como Capivari, Amapáe Jardim Primavera, entre outros.
Sérgio Luís Fernandes Muros,de 46 anos, contou que chegou a dormir na fila de atendimento, devido a um aviso feito por um carro de som, que passou em sua rua anunciando que o último dia para o cadastramento seria na quarta-feira anterior, 21 de março. “Isso aqui virou um inferno, por causa da notícia falsa”, contou Sérgio, que levou menos de duas horas entre a fila o fim do cadastramento. “Ele só demorou um pouco mais porque tem 12 pessoas na família e temos de pegar os dados de todas elas”, observou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte.
A secretária Roseli Duarte orientou sobre como proceder no atendimento
Um outro mutirão foi montado no CRAS para alimentar os funcionários em serviço, com refeições variadas e balanceadas, sob a supervisão da professora Ana Lúcia Almeida, da Equipe de Nutrição da SMASDH. O preparo dos alimentos foi acompanhado pela estagiária de nutrição Diorlene Mesquita, que caprichou nos pratos e nas sobremesas, para satisfazer todos os gostos.
O atendimento, que estava previsto para terminar à 16h, foi suspenso pouco depois das 15h, quando não havia mais procura pelo serviço. Para a secretária Roseli Duarte, o mutirão foi uma demonstração de respeito pelos usuários. “Fizemos um atendimento ordeiro e eficiente, onde todos os presentes tiveram o cadastro concluído, tudo de forma pré-agendada, como sempre fazemos em todos os CRAS. Quando inauguramos oequipamento do Jardim Primavera, a demanda deste bairro deverá ser reduzida”, observou Roseli.
Várias salas, pátio e outros espaços do CRAS  foram usadas no mutirão
O Programa Bolsa-Família é uma iniciativa do Governo Federal executada em parceria com as prefeiturasmunicipais. Em Duque de Caxias, como forma de descentralizar o atendimento, o cadastramento é feito na forma de agendamento prévio, tanto na sede da Secretaria, quanto nos seis CRAS existentes na cidade. O trabalho é permanente, sem necessidade de aglomeração ou filas para atendimento.
Abaixo a relação dos CRAS onde o usuário pode fazer o cadastramento:
CRAS DE PARADA MORABI - Av. Vitória, s/n – JardimAnhangá
CRAS DO JARDIM GRAMACHO - Av. Pistoia s/n – JardimGramacho
CRAS DA FIGUEIRA - Rodovia Washington Luiz, s/n – Figueira
CRAS DO BEIRA-MAR - Rua Francisco Alves, s/n –Parque Beira-Mar
CRAS DO PILAR - Av. Presidente Kennedy, Lt. 10 –Qd. 43 –Pilar
CRAS DE IMBARIÊ - Av. Feliciano Sodré, s/n –Imbariê
Sérgio Luís recebe atendimento: “Isso virou um inferno, por causa da notícia falsa”


Texto: Nelson Soares
Fotos: Antônio Carlos Oliveira e Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário