sexta-feira, 23 de março de 2012

Museu da Taquara comemora 40 anos


Várias autoridades civis e militares, além de historiadores, são esperadas no Museu Histórico Duque de Caxias, no próximo sábado, dia 24 de março, às 10 horas, para as comemorações de 40 anos do espaço, onde ficava a antiga Fazenda São Paulo. Foi ali, que, em 1803, nasceu o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que se tornaria patrono do Exército Brasileiro e da cidade de Duque de Caxias. O Museu da Taquara, como é mais conhecido, fica na Avenida Automóvel Clube, quilômetro 54, no bairro Taquara, no terceiro distrito.
Durante a solenidade, serão empossados os 17 membros do Conselho Deliberativo, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação dos Amigos do Museu Histórico Duque de Caxias (AMHISCA). A entidade foi criada por iniciativa do Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Turismo (SMCT). O evento será aberto com um café da manhã, seguido de várias atividades, como oficinas e exposição de artesanato, e de assistência à saúde e da instalação de um mural alusivo ao bairro Taquara.
O Museu Histórico Duque de Caxias guarda cópias de documentos da época, munição, armas como sabres, peças de armas de fogo, além de outros utensílios domésticos, alguns encontrados durante escavações na área da fazenda. Na área do museu, o visitante encontra, também, fundações de moradias onde pode ter vivido o Marechal Duque de Caxias.
Tomarão posse Josué Felix da Hora, como presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Alberto dos Santos, como diretor executivo, e Alfredo Ricardo Costa, presidente do Conselho Fiscal, eleitos por unanimidade em consonância com os estatutos da AMHISCA. Os interessados em se associar devem entrar em contato com conselheiro secretário, professor Hugo Moreira Lima, através do e-mail moreiralima.uerj@bol.com.br, ou do diretor do Museu, professor Uhelinton Fonseca Viana, e-mailuhelinton@gmail.com.
 


Texto: Nelson Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário