terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Duque de Caxias ganha Academias ao Ar Livre


Zito fez questão de conhecer os equipamentos e experimentar alguns
“Nunca é tarde para começar”, com essa frase simples, mas que tem múltiplos significados, a dona-de-casa Rita Figueiredo Amaral, 50 anos, e moradora do bairro 25 de agosto, deixou claro que todos podem praticar esportes na cidade. Frequentadora há três anos na Vila Olímpica, ela disse que é ótimo a Prefeitura entregar uma Academia ao ar Livre para a população. “Melhora tudo na nossa vida, nossa autoestima, a saúde, a convivência com as outras pessoas, enfim, ficamos muito mais felizes. Eu aconselho a todos a se matriculem também”, disse Rita.
Este é o Projeto Produc Bem Estar. Ao todo são três academias com aparelhos modernos e professores qualificados: Vila Olímpica, que já funciona; Praça Humaitá, no bairro 25 de agosto, que foi inaugurada na manhã de sábado, 4 de fevereiro; e a da Praça da Apoteose, na Vila São Luís, entregue na noite do dia 5. Na Praça Humaitá, também está sendo montada, ao lado da academia, uma outra, com aparelhos específicos para a terceira idade. Waldir Zito, secretário de Obras, e responsável pela reforma da Praça Humaitá disse que além de pista de skate, a praça está recebendo quadra de esportes, playground e as duas academias, tudo com colocação de grama sintética. “Estamos reformando toda praça para oferecer uma área de lazer completa para todas as idades e gostos”, disse Waldir.
Além de duas academias, a Praça Humaitá está recebendo outros equipamentos
O prefeito José Camilo Zito fez questão de conhecer os equipamentos e experimentar alguns. “Nós sabemos muito bem que nem todo mundo tem condições de pagar a mensalidade de uma academia por isso resolvemos criar mais esse projeto, que trará muito mais qualidade de vida aos nossos cidadãos”, comentou o prefeito. “Nossa população merece respeito e é isso que nosso governo faz: trabalhar e respeitar cada cidadão de Duque de Caxias”, finalizou Zito.
Para Fernanda Feitosa, 25 anos, e professora de Educação Física há quatro, o projeto, democratiza a prática esportiva para todos, independente do poder aquisitivo e idade, traz uma vida mais saudável, com mais qualidade, e, principalmente, permite a integração das pessoas das mais diversas comunidades. “Além de praticar esportes, as pessoas interagem, criam laços de afetividade, ficam amigas e isso é muito bom, principalmente para as pessoas da terceira idade”, disse a professora.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Pedro Paulo Noyma, a Academia ao Ar Livre do Projeto Produc Bem Estar, que foi criada em parceria com o Hospital das Clínicas Mario Lioni, tem os aparelhos de uma academia particular porque tudo foi programado com todo o carinho para oferecer o melhor. “Temos supinos fixo e articulado, mesa flexora, cadeira extensora, entre outros aparelhos para oferecer exercícios com monitoramento de profissionais qualificados. Nas três academias serão atendidas cerca de 2 mil pessoas todos os meses e, o que é melhor, totalmente de graça”, disse o secretário.
Pedro Paulo: exercícios com monitoramento de profissionais qualificados
Na inauguração de domingo, na Praça da Apoteose, a deputada federal Andreia Zito esteve com o prefeito Zito e o secretario de Esporte e Lazer, Pedro Paulo, conhecendo a Academia ao Ar Livre. Na opinião de Andreia, o governo investe em práticas esportivas saudáveis, em educação e em saúde. Ela destacou também seu trabalho em Brasília em beneficio da cidade, como a vinda do Colégio Pedro II para o bairro Centenário e destacou o investimento na Vila São Luís. “È mais saúde com orientação de profissionais credenciados”, destacou a Andreia.
O projeto elaborado pela Secretaria de Esporte e Lazer é destinado a pessoas a partir de 15 anos de idade, as Academias ao ar Livre incentivam a prática de exercícios físicos monitorados por profissionais de educação física qualificados, que vão oferecer orientações para a execução correta das atividades. As inscrições para as academias estão abertas e para participar, os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF, 2 fotos 3x4 e atestado médico.
Andreia Zito: governo municipal investindo em práticas esportivas saudáveis
Zito: muito mais qualidade de vida aos cidadãos duquecaxienses
A Academia ao Ar Livre do Produc Bem Estar na Vila São Luís


Texto: Cecília Rodrigues
Fotos: Everton Barsan e Paulo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário