quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Educação promove a I Reunião de Diretores no Raul Cortez


Diretoras e vice-diretoras das 174 escolas e creches de Duque de Caxias participaram nesta terça-feira, 31 de janeiro, da I Reunião de Diretoras de 2012, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), no Teatro Raul Cortez. O evento, que contou com a presença do prefeito José Camilo Zito e da deputada federal Andreia Zito, teve como objetivo traçar as diretrizes para o ano letivo que terá início na próxima quinta-feira – 2 de fevereiro.
Diretoras e vice-diretoras lotaram o teatro no primeiro encontro de 2012

Durante o encontro foi anunciado, também, os nomes de professores que foram promovidos a diretores de unidades. A secretária de Educação, professora Roberta Barreto, lembrou que é preciso pensar soluções que possam ser trabalhadas na rede. “Esta reunião é para a troca de opiniões entre diretoras e diretores sobre todas as dificuldades das unidades em busca de soluções”, observou a secretária, que agradeceu o empenho da deputada Andreia Zito na luta para trazer verbas para a educação em Duque de Caxias.
Observada pelo prefeito, Roberta fala sobre a luta de professores e diretores

O prefeito Zito disse que estava vistoriando obras pela cidade e passou no teatro para desejar sucesso aos presentes. Ele disse que os obstáculos serão transpostos com trabalho e dedicação e que pretende trabalhar mais para que Duque de Caxias seja uma cidade reconhecida pela qualidade da educação. O encontro foi conduzido pelas subsecretárias Myriam Medeiros e Ângela Lomeu. Myriam falou sobre o ajuste do calendário de aulas, que este ano terá 201 dias letivos; planejamento, cardápio de formação pedagógica; relatórios de grupo e o Seminário de Educação, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de março; além da formação de gestores e modelos de relatórios produzidos pelas escolas.
A subsecretária Myriam Medeiros conduziu a primeira etapa da reunião

A subsecretária Ângela Lomeu destacou temas como o transporte escolar que, em 2012, deverá atender a cerca de 400 alunos, principalmente da Educação Infantil e da Educação Especial. Ela comemorou o fato de não ter havido filas para a renovação e matrículas nas escolas da rede, graças a um programa que permitiu que pais a alunos fossem atendidos através da internet e comparecer às escolas apenas para efetivar a matrícula do aluno. “Este ano as matrículas foram feitas em quatro etapas e estaremos fechando a última agora em fevereiro”, disse. A reforma das escolas também foi assunto abordado por Ângela Lomeu, que falou também sobre a renovação do mobiliários das unidades.
 
Andreia Zito falou do trabalho em Brasilia em favor das crianças e jovens de Caxias
Outro tema que foi assunto da reunião foi a criação dos e-mails institucionais das escolas, que já estão disponíveis no Departamento de Tecnologia da SME. Para ter acesso ao e-mail, a unidade deve enviar uma mensagem para o endereço caixapostal@smeduquedecaxias.rj.gov.br. A mensagem deve conter o nome da escola, endereço, além do e-mail e o nome completo das pessoas que poderão usar o e-mail institucional. Na resposta, a SME estará enviando o e-mail que deverá ser usado por cada escola.
A deputada federal Andreia Zito destacou a dificuldades e as vitórias dos diretores das unidades e seus subordinados. “O empenho e a dedicação de vocês levam ao caminho da vitória”, comentou Andreia, lembrando que o crescimento dos casos de jovens envolvidos com drogas vem aumentando e é preciso um combate rigoroso. A deputada falou, também, dos projetos que beneficiam professores e alunos, alguns já aprovados em Brasília.


Texto: Nelson Soares
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário