terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Colégio Pedro II anuncia sede própria em Caxias este ano


A plateia do Teatro Raul Cortez lotou de pais e parentes de alunos
A segunda turma de formandos da unidade do Colégio Pedro II de Duque de Caxias realizou seu evento de colação de grau na quinta-feira, 9 de fevereiro, com direito a toda pompa e circunstância características do tradicional estabelecimento de ensino. O evento ocorreu no Teatro Municipal Raul Cortez, com sua platéia lotada de pais e parentes de alunos, além de professores e funcionários do colégio, e foi marcado pela emoção e pela despedida. “O que vemos aqui é a prova de como esses jovens foram transformados pela experiência de estudar aqui. O Pedro II é a prova concreta de que pode existir ensino público de qualidade”, afirmou o diretor a unidade de Duque de Caxias, Oscar Halac, que anunciou a inauguração da sede própria na cidade para este ano.

O evento contou com homenagens realizadas pelos alunos a professores, funcionários do colégio, pais, paraninfos de cada uma das três turmas que se formaram e aos parentes e amigos ausentes. Além do choro de alunos e professores em diversos momentos da cerimônia, marcando o encerramento de uma etapa em suas vidas, um grande destaque foi a presença e o discurso do professor Wilson Choeri. Escolhido pelos alunos como patrono desta formatura, o professor Choeri foi diretor geral do Pedro II entre 1994 e 2008, sendo um dos responsáveis pela vinda do colégio para Duque de Caxias.
O patrono da formatura, Wilson Choeri: "Esta cidade é um polo de desenvolvimento"

“Por que trazer uma unidade para Caxias?”, questionou Choeri em seu discurso. “Porque esta cidade é um polo de desenvolvimento. É um centro de gravidade que vai projetar aqueles que se formarem e atuarem aqui, devolvendo a cidade, ao estado e nação, o que receberem de graça em nossas instalações”, explicou o educador. “Ele aceitou o desafio proposto pela deputada Andreia Zito para trazer uma unidade do colégio para a Baixada Fluminense. E falou que esta seria a melhor unidade do Pedro II”, afirmou Oscar Halac, que ressaltou o fato de estar chegando este momento anunciado. “As obras da sede definitiva de nossa unidade, no bairro Centenário, estão andando rápido. Ainda este ano ela será inaugurada. Será a primeira unidade do Pedro II a ter todas as salas com ar condicionado desde sua inauguração”, disse o diretor.

Representando o prefeito José Camilo Zito, a presidente da Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), Edite Viana, falou sobre a parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias e o Colégio Pedro II, fortalecendo o acesso da juventude da cidade ao ensino médio de qualidade. “O prefeito Zito tem compromisso com a educação de nosso município e pediu que tivéssemos uma atenção especial com o Colégio Pedro II. No início, a unidade tinha apenas dois alunos moradores no município. Elaboramos então na FUNDEC um curso preparatório gratuito para alunos do 9º ano do ensino fundamental, que os qualificassem a passar no processo seletivo de instituições de ensino do nível médio. Assim criamos o PEF (Curso Preparatório para Instituições Estaduais e Federais) e agora muitos jovens duquecaxienses conseguiram entrar para o colégio. Avisem a seus amigos que querem entrar no Pedro II que as inscrições para as novas turmas do PEF estão abertas”, falou Edite.
Edite Viana: " Muitos jovens duquecaxienses já conseguiram entrar para o Pedro II"

A diretora geral do Colégio Pedro II, Vera Maria Rodrigues, prestigiou o evento e estava entusiasmada com a nova sede da unidade em construção. “Dei uma passada lá antes de vir aqui. Já começamos a ver como vai ficar o prédio. Estou ansiosa para a inauguração”, disse, entusiasmada. Oscar Halac elogiou a parceria do Pedro II com a Prefeitura e a FUNDEC. “Quero deixar penhorado meus agradecimentos ao prefeito Zito e a FUNDEC, que investe em esporte, educação e qualificação nesta cidade e sempre apoiou, mantendo todos os compromissos que possuem conosco”, ressaltou o diretor. 

Também estiveram presentes e participaram da mesa do evento o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Jorge Cezar de Abreu, e o superintendente Municipal da Juventude, Vinícius Veiga.
Alunos formandos apresentaram diversas homenagens
O prédio da sede própria está sendo erguido no Centenário


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário