segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prefeitura e Braskem fazem parceria ambiental


Com Eraldo à frente, o grupo caminha pelas trilhas do Parque da Caixa D'Água 
Parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias e a empresa Braskem vai dinamizar mais ainda o reflorestamento de áreas degradadas e de parques ambientais da cidade. A iniciativa prevê a produção e o plantio de mais de 35 mil mudas de espécies nativas, na reserva ambiental do Parque da Caixa D’Água, em Jardim Primavera, onde a instituição Projeto Fábrica de Floresta, mantida pela Braskem, construirá um viveiro e um horto com cerca de 5 mil metros quadrados para produção e desenvolvimento espécies nativas da Mata Atlântica. A previsão é de que as mudas estejam sendo produzidas já a partir de abril.
 
Ao lado de Paulo, Samuel indica o melhor lugar para construir o viveiro de mudas 
O Projeto Fábrica de Floresta já desenvolveu trabalho semelhante no Polo Industrial de Camaçari, e em outras regiões da Bahia, desde 2008, com uma produção de mais de 500 mil mudas de espécies nativas, das quais 350 mil já foram plantadas. Representantes da Braskem e da Fábrica de Floresta estiveram nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, no Parque da Caixa D´Água, com o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, para conhecer a reserva.
 
Com Eraldo, Cinthia fica admirada com a visão que se tem do alto do Parque
Uma das maiores empresas nacionais do ramo petroquímico, com instalações no distrito industrial de Duque de Caxias, a Braskem vem destacando sua preocupação com questões ambientais, como o efeito estufa e o desmatamento, principais causas das mudanças climáticas no planeta e grande ameaça para a vida na terra. Desta preocupação surgiu o Projeto Fábrica de Floresta, que inicialmente desenvolveu trabalhos para empresas e municípios no Estado da Bahia.
Acompanhados de Samuel Maia, o coordenador da Fábrica de Floresta, Paulo Tadeu, e a diretora de Relações Institucionais da Braskem, Cinthia Vargas, e assessor da Divisão de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Eraldo Brandão, visitaram o Parque da Caixa D’Água, onde a Prefeitura já vem promovendo um trabalho de reflorestamento. O grupo constatou que as espécies reintroduzidas estão em pleno desenvolvimento, com os Ipês amarelo, Araças, Candeias e outras árvores já acima dos dois metros.
 
No final, todos em pose para uma foto onde será montado o viveiro
Paulo destacou que tem interesse em promover a recuperação ambiental e disse que gostaria de estender a iniciativa a outras cidades. “Queremos atuar também em cidades de Minas Gerai, São Paulo e do Nordeste, sempre respeitando os biomas locais”, observou. A expectativa é que o viveiro produza mudas para reflorestamento e para doação. O trabalho será feito pelos técnicos do Projeto e contará com o apoio de parceiros e da população local.
Para Samuel Maia, este é mais um passo no sentido de tornar Duque de Caxias uma cidade com qualidade de vida e preocupação com as questões ambientais, importantes para a sobrevivência do ser humano. O grupo visitou, também, a área de preservação natural do Parque Equitativa, em Santa Cruz da Serra, onde a secretaria está construindo a nova sede administrativa, mantendo suas características ambientais.


Texto: Nelson Soares
Fotos: Márcio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário