quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Prefeitura inaugura complexo de serviços em Parada Morabi


O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, inaugura nesta terça-feira, 14 de fevereiro, às 19h, um complexo de serviços no bairro Parada Morabi, que reúne unidades das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Saúde (SMS), oferecendo diversos tipos de serviços, além de cursos qualificação da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC).

O espaço contará com um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da SMASDH; um Centro de Atenção à Saúde da Família (CASF), da SMS; e uma Unidade de Ensino do Trabalho/Alfabetização Digital com Cidadania (UNET/ADC), da FUNDEC.

No CRAS, que é a porta de acesso ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a unidade possibilita atendimento a famílias carentes com serviços e ações de proteção básica de assistência social, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Com ele, a SMASDH promoverá um trabalho de fortalecimento e proteção dos usuários, contribuindo para revigorar seus vínculos familiares, afetivos e de qualidade de vida. A estimativa é de que o CRAS faça o acompanhamento de cerca de mil famílias anualmente. 

Através do CASF, que reformulou e dinamizou o conceito de atuação do Programa Saúde da Família (PSF), os moradores poderão agendar consultas. A unidade contará com médicos em diversas especialidades, entre elas enfermagem, ginecologia, odontologia e pediatria, além de vacinação. Além disso, o CASF contará, ainda, com agentes comunitários de saúde que farão visitas domiciliares na região. A expectativa é de que O CASF atenda cerca de 2 mil pessoas mensalmente.

Com a inauguração, os jovens e adolescentes de Parada Morabi e adjacência também sairão ganhando. Eles poderão fazer cursos de informática, oferecidos pela UNET/ADC, que permitirá aos frequentadores acessar gratuitamente a internet e fazer pesquisas. No total, a iniciativa da Prefeitura vai trazer benefício para mais de 3 mil pessoas com as três unidades.


Texto: Nelson Soares
Fotos: George Fant

Nenhum comentário:

Postar um comentário