APLICAÇÃO DE MANTA NOS CANTOS.
1- O PROBLEMA
A Manta Asfáltica é um produto delicado. Não pode ser dobrada.Isto quer dizer que quando a manta é aplicada nos cantos entre paredes e no canto entre o piso e a parede, a manta não pode ser dobrada ou ficar dobrada.
Os cantos vivos tornam a manta asfáltica quebradiça podendo surgir trincas por onde a água da chuva poderá passar. As mantas asfálticas são relativamente grossas e ao dobrá-la estamos introduzindo esforços de flexão que rasgam a parte externa da curvatura.2- A SOLUÇÃO:Para evitar o trincamento da parte externa da curvatura, a manta deve ser encurvada com um raio mínimo, estabelecido pelo fabricante da manta.
O valor da curvatura varia conforme a espessura da manta e também de fabricante para fabricante.3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:É difícil para os leigos falar em RAIO DE CURVATURA. Não é qualquer pessoa que tem conhecimento de Geometria e saiba exatamente o que significa um raio de 8 centímetros.Então, vamos ensinar a fazer o Teste do Prato.TESTE DO PRATO.Os pratos possuem o diâmetro mais ou menos padronizado. Na média, encontramos:Para o prato de sobremesa um diâmtro de 19 centímetros. Isto significa um raio de 9,5 centímetros que é um raio bom para a maioria das mantas asfálticas.Então, durante a aplicação da manta asfáltica, você poderá fazer este teste.Siga as instruções seguintes.4- TESTE DO PRATO:1 - Pegue um prato de sobremesa;2 - Encoste o prato no canto entre a parede e o piso e também no canto entre uma parede e outra;3 - Uma das duas situações pode ocorrer:3.1 - O prato só tem um ponto de apoio;3.2 - O prato tem dois pontos de apoio.
1- O SINTOMA:Lajes e outros componentes estruturais como vigas e pilares quando expostas à incidência direta dos raios solares esquentam e esfriam.Ao esquentar, o concreto dilata, aumentando de tamanho e ao contrário, ao esfriar, o concreto retrai diminuindo de tamanho.Vamos ver o fenômeno da dilatação/retração causado pelo efeito térmico com um exemplo prático:
Neste exemplo, temos uma laje grande de 10 metros que se não tivesse uma junta de diltação causaria danos nas paredes laterais.Então, para permitir que a laje dilate e retraia à vontade, sem trincar as paredes e sem trincar a própria laje, foi projetada uma junta de dilatação térmica em uma determinada posição.QUAL É O VALOR DA MÁXIMA DILATAÇÃO?A fórmula que dá a diltação térmica é dada por:J = J1 + J2isto é, a dilatação total J é a soma da dilatação J1 da laje 1 com a dilatação J2 da laje 2.A laje 1 está engastada e, no engaste, ela não sofre deslocamentos de modo que toda a dilatação térmica dela vai se manifestar na Junta de Dilatação.A laje 2 está simplesmente apoiada sobre um apoio articulado que permite o livre deslocamento de modo que a dilatação da laje 2 é dividida meio a meio entre o apoio articulado e a Junta de Dilatação.A fórmula genérica da dilatação é dada por:
J = . L .
2- O EXEMPLO:Para facilitar a compreensão, vamos calcular a dilatação térmica em cima de um exemplo numérico:CONCRETO = 0,00001 /0CL1 = 6 metros = 600 centímetrosL2 = 2 metros = 200 centímetros= Variação térmica entre o dia mais quente (pleno verão) e a temperatura mais baixa (chuva de granizo)= 60nestas condições:J = CONCRETO . (L1+L2) .J = 0,00001 x (600 + 200) x 60J = 0,00001 x 800 x 60J = 0,48 centímetros = 4,8 milímetros3- O PROBLEMA:Oberve que a junta de dilatação sofre uma variação de até 4,8 milímetros e dependendo da situação, essa variação pode acontecer em poucos segundos.Então o que acontece com uma manta que está firmemente colada nas lajes L1 e L2?
Numa retração das lajes, a junta aumenta de tamanho em J = 4,8 milímetros. Vamor supor que a manta não tenha flexibilidade nenhuma. Então ela não vai conseguir acompanhar a dilatação e vai romper:
Numa dilatação das lajes, a junta diminui de tamanho em J = 4,8 milímetros. Então, a manta vai dobrar:
A Manta Asfáltica não é rígida.Sua flexibilidade e a capacidade de alongamento vai depender da composição química formulada pelo fabricante.O ALONGAMENTO máximo suportado pela manta é dada pelo fabricante da manta.
LMANTA = J / MANTA
Vamos ver um caso prático de 2 fabricantes:
FABRICANTE | TAXA DE ALONGAMENTO |
FABRICANTE 1 | 5% |
FABRICANTE 2 | 20% |
Então devemos calcular o comprimento de alongamento de um trecho da manta que deverá ficar "não aderente":
LMANTA = J / MANTA
No caso da manta do FABRICANTE 1, teremos:LMANTA, F1 = 4,8 / 0,05 = 96 milímetrosIsto significa que a manta asfáltica deverá ter um trecho de 96 milímetros sem aderência.Para garantir essa "não aderência", devemos colocar uma fita de papel com essa largura, isto é, LMANTA, F1 = 96 milímetros.
A Taxa de Alongamento (MANTA) varia de fabricante para fabricante em função da espessura e dos materiais empregados na fabricação da manta e variam desde 2% até 30%. Obviamente, mantas com Taxa de Alongamento elevado vai ter um comportamento melhor à variação da temperatura.
MANTA PASSANDO SOBRE TRINCAS
1- O PROBLEMA:Trincas são "juntas" criadas pela própria estrutura.Existem 2 tipos de trincas:1 - Trincas Passivas;2 - Trincas Ativas.As Trincas Passivas são aquelas que não apresentam variação de suas dimensões ao longo do tempo. São casos, por exemplo, de trincas causadas por recalques nas estruturas e nas fundações.As Trincas Ativas são aquelas cuja dimensão varia ao longo do tempo como as trincas devido à dilatação térmica da estrutura. Muitas vezes, essas trincas ocorrem por esquecimento do projetista de inserir a Junta de Dilatação.2- SOLUÇÃO:O tratamento que devemos dispensar a uma trinca ativa é o mesmo que dispensamos a uma Junta de Dilatação já detalhado no Caso 24.7.Siga o roteiro apresentado no Caso 24.7, substituindo a palabra "junta" por "trinca" e os desenhos:
ARMADURA EXPOSTA
1- O PROBLEMA:A armadura de laje e de pilar pode ficar exposta por uma série de motivos. Os mais comuns decorrem de falha de Cobrimento.Entende-se como Cobrimento aquela camada de concreto que protege a armadura e não deixa a umidade do próprio ar do meio ambiente penetrar na laje e pilar indo atacar a armadura.A gente percebe que houve o ataque por que o aço, ao virar ferrugem, aumenta de tamanho empurrando uma lasca de concreto para fora.Muitas vezes, a gente consegue arrancar uma lasca com as próprias mãos mediante um leve esforço.2- O DIAGNÓSTICO:Nos casos de ataque a armadura, deve-se consultar um Engenheiro de Estruturas para fazer um diagnóstico. Ele vai examinar os locais "atacados", medir o diâmetro dos ferros, examinar a memória de cálculo do projeto estrutural e chegar a um diagnóstico.O diagnóstico pode ser:1 - A armadura está oxidada (enferrujada) mas o grau de ataque é ínfimo e não afeta a segurança e nem a estabilidade das estruturas;2 - A armadura está bastante oxidada e a estrutura está parcialmente comprometida;3 - A armadura está totalmente oxidade e a estrutura está em vias de ruína.Nos casos 2 e 3 irá calcular um Reforço Estrutural para socorrer a estrutura.Em todos os casos, irá analisar a causa, isto é, o que está causando o ataque à armadura e determinar as ações para se evitar novos ataques.3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:No caso do ferro enferrujado, não basta passar uma escova de aço para remover a oxidação.Deverá ser feito um tratamento de proteção com a aplicação de um produto químico do tipo "primer anticorrosivo" elaborado à base de resina sintética com cromato de zinco capaz de oferecer alto poder inibidor de corrosão.NOTA IMPORTANTE: Tudo isso só vai funcionar se a causa for eliminada.
AMANHÃ CONCLUIREMOS O TÓPICO SOBRE FALHAS NA APLICAÇÃO DE MANTAS.
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