quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Rio 2016 seleciona Duque de Caxias para os Jogos Olímpicos



Ginásio e vestiário, ao lado da piscina olímpica do parque aquático da universidade
O Campus Universitário Duque de Caxias, em Santa Cruz da Serra, foi escolhido pelo comitê organizador das Olimpíadas do Rio 2016 como um dos locais de treinamento Pré-Jogos Olímpicos. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 24 de janeiro, pelo diretor de Esportes da entidade, Agberto Guimarães. Foram selecionadas 172 instalações esportivas, distribuídas por 73 cidades e 18 estados. O processo de cadastramento e seleção durou quase um ano e envolveu análises criteriosas e visitas técnicas.
As instalações esportivas do município serão apresentadas aos Comitês Olímpico e Paralímpico por meio de um guia online, que será lançado durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012. O complexo esportivo servirá de concentração, aperfeiçoamento e aclimatação para delegações antes das competições oficiais.
Para o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, a escolha do município foi uma conquista sem igual. “É o reconhecimento de um investimento de grande vulto para a cidade e para a Baixada Fluminense, que hoje se materializou com o anúncio do Rio 2016”, avaliou Zito.
De acordo com Edite Viana, presidente da Fundec (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais), entidade gerenciadora do novo campus, a conquista foi fruto de um trabalho coletivo. “Houve uma união muito grande de várias secretarias em prol deste objetivo. Estou muito contente por Duque de Caxias estar no mapa do maior evento do planeta, que une nações e raças”, disse Edite.
Na opinião do presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o evento trará benefícios a todos. Segundo o dirigente, os Jogos vão movimentar social e economicamente as cidades, além de atuar como polo de desenvolvimento esportivo.
O campus universitário será inaugurado agora em 2012. O investimento, orçado em R$ 40 milhões, está sendo tocado pela Petrobras e pela Prefeitura. O campus ocupa uma área de 114 mil metros quadrados e atenderá a 3 mil alunos em cursos superiores de Engenharia e de Educação Física. Estão em construção: um ginásio para 3 mil espectadores; campos de futebol de grama – nas medidas da Fifa – e futebol soçaite; quadra de tênis e quadras para competições de vôlei, basquete, futsal e handbol; área de atletismo para provas de corrida, saltos e arremessos; e um parque aquático com piscina olímpica com arquibancadas de capacidade para 1,2 mil espectadores.
Quadras para competições de vôlei, basquete, futsal e handbol


Texto: Antonio Pfister
Fotos: George Fant

Nenhum comentário:

Postar um comentário