segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

FINALIZAÇÃO DO ALICERCE DE UMA CASA TÉRREA.

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .    

ETAPA 10-B - FINAL DO ALICERCE (continuação do dia 29/12/11)


Veja como vai ficar os alicerces depois de prontos.


fpp16.JPG (22081 bytes)

Lembre-se sempre que os alicerces devem ficam assentados (apoiados) sempre em terreno firme, nunca sobre aterros.


ETAPA 11 - REATERRO


Para tampar a vala utilize TERRA BOA, de preferência argila vermelha (Terra Roxa), limpa, sem folhas, sem galhos e sem sujeiras.


fpp17.JPG (30764 bytes)


Lance camadas de no máximo 15 centímetros e soque bem com o soquete (não com o pé).
É importante que o reaterro fique bem socado para evitar que no futuro se formem ocos debaixo do piso.

ETAPA 11-A - TÉRMINO DO REATERRO

Veja como vai ficar depois que terminar o reaterro das valas e o aterro da parte interna da casa.

fpp18.JPG (23030 bytes)

ETAPA 12 - IMPERMEABILIZAÇÃO

Esta é uma etapa IMPORTANTÍSSIMA da obra. Faça com calma. Se estiver chovendo não faça, espere passar a chuva. Se você se descuidar nessa etapa vai ter uma casa doentia, úmida e abafada por causa da umidade que irá subir do subsolo por dentro das paredes e depois de pronto não há como consertar. Então, se você quer uma casa seca, saudável e gostosa de morar, capriche na confecção da impermeabilização do alicerce.

fpp19.JPG (46376 bytes)

Aplique em cima e também nas laterais (dentro e fora) uma argamassa preparada com adição de aditivo impermeabilizante:
Argamassa Impermeabilizante 1:3
Cimento Portland9 kg
Areia Média21 litros
Impermeabilizante270 gramas*
*NOTA: A medida do impermeabilizante (quantidade) no quadro acima é meramente ilustrativa pois os aditivos impermeabilizantes fornecidos pelos diversos fabricantes possuem propriedades próprias e deve-se seguir, RIGOROSAMENTE, a dosagem indicada na embalagem do produto. Aplicar uma camada de no mínimo 3 centímetros. IMPORTANTE: Não basta revestir somente a parte de cima do alicerce. É necessário revestir as 2 laterais descendo com o revestimento até cobrir pelo menos 2 fiadas de tijolos. ESPERE SECAR BEM. Depois de totalmente seco, aplicar 3 demãos de um impermeabilizante líquido à base de betume (pixe).
ETAPA 13 - ALVENARIA


Além de impermeabilizar o topo do alicerce é necessário impermeabilizar ao menos as 2 primeiras fiadas da alvenaria das paredes.


fpp20.JPG (40960 bytes)

ETAPA 14 - CONTRA-PISO



Espere o revestimento impermeabilizando do alicerce ficar totalmente seco.
Depois disso já se pode realizar o aterro interno. Apiloe bem o aterro interno para que no futuro não venha a se formar ocos sob (debaixo) do piso.

Depois disso confeccionar o contra-piso. Para o contra-piso pode se usar a mesma argamassa que foi usada para o lastro do alicerce.



ETAPA 14-A - CONTRA-PISO PRONTO


Veja como ficou a obra com os reaterros e o contra-piso pronto.


fpp22.JPG (39652 bytes)


Com isso, podemos dar por encerrada a confecção das fundações.


NOTA IMPORTANTE: A execução de todo e qualquer tipo de fundação, por envolver questões de segurança, deve ser acompanhada por um profissional habilitado com registro no CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e na Prefeitura Municipal. Ao projetar, calcular ou dimensionar uma fundação, o profissional habilitado vai entregar ao proprietário um documento oficial denominado Anotação de Responsabilidade Técnica - A.R.T. que é o documento que vai garantir ao proprietário da obra de que todas as condições de segurança foram verificadas, não só as condições de carregamento normal do prédio (pessoas, móveis e carros) como também das condições naturais como vento, chuva, tempestade, inundação, granizo e situações de vizinhança como tráfego intenso, proximidade de córregos e barrancos.

Amanhã iniciaremos uma série de posts sobre como construir um telhado seguro. Até lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário