sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

COMO CONSTRUIR UM TELHADO - PARTE 1.

ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .     
O QUE É TELHADO

Entende-se como TELHADO qualquer cobertura que sirva de proteção.  
Numa casa, o telhado é a cobertura que fecha, por cima, a casa, evitando a entrada de chuva, sol e vento. Diz-se que a casa tem telhado ou que a casa está coberta por um telhado.
Há também expressões populares do tipo "faço o que me dá na telha" que significa, "faço aquilo que me vem na cabeça". 
O telhado pode ser feito com diversos tipos de materiais. Os índios e comunidades do interior fazem o telhado com ramos ou folhas de árvores como o sapé.
Nas casas é comum a confecção do telhado com telhas de barro apoiadas sobre uma estrutura de madeira. Nas fábricas é comum a confecção do telhado com telhas onduladas de fibrocimento apoiadas sobre uma estrutura metálica.
Um bom telhado deve oferecer proteção:
1 - Proteção contra as chuvas;
2 - Proteção contra os ventos;
3 - Proteção contra os raios solares;
4 - Proteção contra gatunos (ladrões);
5 - Proteção térmica (calor);
6 - Proteção acústica (barulho).
O telhado pode, ainda, apresentar uma série de outras finalidades. Veja alguns casos.

Pode ser um telhado simples com a finalidade de 
evitar a chuva ou pode ser um telhado com estilo 
e funcionalidade abrigando um sótão para 
depósito ou para um quarto extra.


Pode ser uma simples lona estendida com cordas como num circo ou pode definir um 
estilo arquitetônico como na Basílica de Aparecida.


Pode ser feita com peles de animais costuradas
em torno de galhos de árvore ou conjuntos enormes
para abrigar famílias inteiras e montadas sobre 
estrutura de madeira amarrada e cobertas por sapé




Pode ter uma forma que lembra as velas dos barcos como na 
Ópera de Sidney ou uma estrutura complexa, cheia de estilo,
como na Catedral de Notre Dame.



Normas Brasileiras Aplicáveis a Telhas e Telhados
NBR-5642 – Telha Ondulada e Chapa Estrutural de Fibrocimento – Determinação da Impermeabilidade – Prescreve o método de determinação da impermeabilidade em telhas onduladas e chapas estruturais de fibrocimento.
NBR-5643 – Telha de Fibrocimento – Verificação da Resistência a Cargas Uniformemente Distribuídas -  Prescreve o método para a verificação da resistência de telhas de fibrocimento, quando solicitadas por cargas uniformemente distribuídas.
NBR-5720 – Coberturas - Fixa condições exigíveis a coberturas utilizadas na construção coordenada modularmente
NBR-6462 – Telha Cerâmica Tipo Francesa – Determinação da Carga de Ruptura e Flexão – Prescreve método para determinação da carga de ruptura à flexão em telhas cerâmicas tipo francesa.
NBR-6468 – Telha ondulada de Fibrocimento – Determinação da Resistência à Flexão – Prescreve o método para determinação da carga de ruptura à flexão em telhas onduladas de fibrocimento.
NBR-6470 – Telha Ondulada de Fibrocimento – Determinação da Absorção de Água – Prescreve o método de determinação do teor de absorção de água em telhas onduladas de fibrocimento.
NBR-7172 – Telha  Cerâmica Tipo Francesa – Fixa condições exigíveis para aceitação de telhas cerâmicas tipo francesa, destinadas à execução de telhados de edificações.
NBR-7196 – Folha de Telha Ondulada de Fibrocimento – Fixa condições exigíveis nos projetos e execuções de coberturas e fechamentos laterais com telhas onduladas de fibrocimento.
NBR-7581 – Telha Ondulada de Fibrocimento – Fixa condições exigíveis no recebimento de telhas onduladas de fibrocimento, destinadas a coberturas e fechamentos laterais.
NBR-8038 – Telha Cerâmica Tipo Francesa – Forma e Dimensões – Padroniza forma e dimensões, com respectivas tolerâncias, de telha cerâmica tipo francesa, para coberturas de edificações em geral.
NBR-8039 – Projeto e execução de Telhados com Telhas Cerâmicas tipo Francesa – Fixa condições exigíveis para o projeto e a execução de telhados com telhas do tipo francesa.
NBR-8055 – Parafusos, Ganchos e Pinos Usados para a Fixação de Telhas de Fibrocimento – Dimensões e Tipos – Padroniza principais tipos, dimensões e o tratamento superficial dos parafusos, ganchos chatos, pinos com rosca, porca e ganchos com rosca e porca a serem utilizados na fixação das telhas de fibrocimento.
NBR-8947 – Telha Cerâmica – Determinação da Massa e da Absorção de Água – Prescreve o método para a determinação da massa e da absorção d´água em telhas cerâmicas.
NBR-8948 – Telha Cerâmica – Verificação da Impermeabilidade – Prescreve o método para a verificação da impermeabilidade de telhas cerâmicas.
NBR-9066 – Peças Complementares para Telhas Onduladas de Fibrocimento – Funções, Tipos e Dimensões – Padroniza funções, tipos e dimensões nominais básicas das principais peças complementares para telhas onduladas de fibrocimento.
NBR-9598 – Telha Cerâmica de Capa e Canal Tipo Paulista – Dimensões – Padroniza formas e dimensões, com respectivas tolerâncias, de telha cerâmica de capa e canal tipo paulista, para cobertura de edificações em geral.
NBR-9599 – Telha cerâmica de Capa e Canal Tipo Plan – Dimensões – Padroniza forma e dimensões, com respectivas tolerâncias de telha cerâmica de capa e canal tipo Plan, para cobertura em geral.
NBR-9600 – Telha Cerâmica de Capa e Canal Tipo Colonial – Dimensões – Padroniza forma e dimensões, com respectivas tolerâncias, de telha cerâmica de capa e canal tipo colonial, para cobertura de edificações em geral.
NBR-9601 – Telha Cerâmica de Capa e Canal – Fixa condições exigíveis para aceitação de telhas cerâmicas de capa e canal, destinadas à execução de telhados de edificações, e abrange os tipos: plan, colonial e paulista.
NBR-9602 – Telha Cerâmica de Capa e Canal – Determinação de Carga de Ruptura à Flexão – Prescreve o método para determinação da carga de ruptura à flexão em telha cerâmica de capa e canal, englobando os tipos: plan, colonial e paulista.
NBR-10844 - Instalações Prediais de Águas Pluviais.
NOTA: Esta relação é parcial englobando a maior parte dos casos. Para uma realação completa consulte a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – www.abnt.org.br  

TIPOS DE ESTRUTURAS
Dependendo do que se pretende cobrir, as estruturas podem assumir formas diferentes. O telhado mais simples é aquele que tem apenas 1 água:

Veja um telhado de 2 águas:

O telhado pode ter muitas águas:
AS PARTES DE UM TELHADO
Cada tipo de telhado é composto por partes próprias. Assim, um telhado industrial é composto por telhas e estrutura metálica. Esta por sua vez compõe-se de tesoura, terças, banzos, treliças e outras peças.
No caso deste site, desenvolvemos todas as idéias em cima de um telhado convencional de telhas cerâmicas apoiadas sobre uma estrutura de madeira, de modo que veremos apenas os componentes deste tipo de telhado.



Amanhã, continuaremos falando sobre a construção do telhado, até lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário