terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Parceria com a FUNDEC reforma a Biblioteca Solano Trindade


A biblioteca foi totalmente reformada pela FUNDEC
Foi reinaugurada nesta sexta-feira, 27 de janeiro, um dos grandes polos culturais de Duque de Caxias: a Biblioteca Comunitária Solano Trindade, localizada no bairro Cangulo, no 2º Distrito. A Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC) de Duque de Caxias, realizou a reforma total do imóvel, trocando inclusive sua fiação elétrica. Com a reforma, a Biblioteca ganha uma Unidade de Educação para o Trabalho / Alfabetização Digital com Cidadania (UNET/ADC), que oferece à população acesso gratuito a internet e cursos de informática. “Este é um dia histórico. A Prefeitura de Caxias dá um exemplo para o Brasil com este convênio entre movimentos sociais e o poder público”, disse Antônio Carlos de Oliveira, coordenador geral da biblioteca.
“Cresci aqui no Cangulo, que sempre foi considerado um bairro esquecido. Esta rua em que estamos era um rio que enlameava nossos pés, não tinha iluminação pública. A Prefeitura trouxe grandes melhorias para o bairro. Além do asfalto e iluminação, temos uma creche e escolas. E agora está nos apoiando”, falou Antônio, que não conseguiu segurar as lágrimas e foi aplaudido pelos presentes. “Nós, filhos da terra, sabemos das dificuldades do passado. O aprendizado através dos livros, e hoje, através da tecnologia, é essencial. Podem contar com nosso apoio para oferecer caminhos e cidadania”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte.
Rachel Barreto, Antonio Carlos e Edite Viana na UNET / ADC da biblioteca
Também presente, a secretária de Educação, professora Roberta Barreto, elogiou o trabalho desenvolvido por Antônio Carlos e ressaltou o novo mundo que se abre para os moradores da região, com a UNET/ ADC. “Aqui, foi refeita a velha máxima: um país se faz com homens, livros e tecnologia”. Ela também decicou um recado especial as crianças, que aguadarvam ansiosas a inauguração e a possibilidade acessar os novos computadores. “O livro é o nosso amigo de sempre. É ele que traz o conhecimento, é ele que abre as portas da imaginação”.
Edite Viana, a presidente da FUNDEC, falou sobre as vantagens que a UNET / ADC vão trazer para a região. “Vocês vão viajar pelo mundo inteiro com o acesso gratuito a internet que terão aqui. Se utilizarem bem o que aprenderem, poderão garantir seu futuro”, explicou Edite. Além de acesso gratuito a internet, ali são oferecidos cursos de introdução ao mundo digital, Kurumim, BR Office Writer, Calc e Impress. Os usuários poderão também fazer pesquisas escolares e consultas ao Detran, Receita Federal, INSS, além de emissão de 2ª via de contas e inscrição em concursos públicos.
Crianças ansiosas no momento de abertura da nova UNET / ADC da biblioteca
A Biblioteca Comunitária Solano Trindade funciona há seis anos e é a ponta de lança de um movimento que está alterando o destino da nova geração de moradores do Cangulo. “Já articulamos nossa comunidade, incentivando a leitura, oferecendo livros que os moradores daqui dificilmente teriam acesso e damos palestras em diversas instituições. Com essa parceria com a FUNDEC, passamos a oferecer também para a população as vantagens e o conhecimento do mundo digital”. Representando o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, a pesquisadora Elisa Machado falou sobre o diferencial da Biblioteca Solano Machado. “Estive em bibliotecas comunitárias de todo o país e as que se destacam são as que possuem a comunhão com o poder público, como encontramos aqui”, declarou.
Também estiveram presentes ao evento, o secretário de Comunicação, Luiz Carlos dos Santos, o Lucas; o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia; o subsecretário de Saúde Júlio Cézar de Menezes; e o superintendente Municipal da Juventude, Vinicius Veiga.
Antonio Carlos ao lado de Elisa Machado na cerimônia de reinauguração


Texto: Vinicius Marins
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário