quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

COMO ACABAR COM AS INFILTRAÇÕES.


ATENÇÃO!   O conteúdo deste post é meramente ilustrativo e contém dicas importantes de casos que necessitam do trabalho de especialistas como Engenheiros e Geólogos, assim como de casos em que se deve chamar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil .    


São muitas as possíveis causas de infiltrações, manchas escuras e mal cheiro:




DEFINIÇÕES


A pessoa entra na garagem do subsolo, vê uma mancha de umidade ou mesmo água aflorando pela parede e afirma: "A Garagem está cheia de infiltrações".
São erros muito comuns e encontramos até em processos judiciais.
No desenho acima, a água de um tubo vazou por uma trinca aberta no tubo, formando uma poça de água. A água empoçada penetrou no terreno por fendas abertas no chão infiltrando-se no terreno. Ao percolar pelo solo, a água encontrou um filtro drenante.
O filtro é um dispositivo que se constroi para evitar o contato da água com o muro de contenção. Assim, evita-se que a água exerça um empuxo indesejável, uma força horizontal na face internada do muro com a tendência de derrubá-lo.
O filtro em boas condições desvia o fluxo da água para o tubo de drenagem, localizado na parte mais baixa do filtro. Em solos em que há carriamento, as particulas carriadas podem colmatar o filtro que deixa de funcionar. Então constroi-se um filtro graduado com camadas de diversas granulometrias em função da finura do material carriado. Assim, evita-se a colmatação do filtro.
Muros que caem em dias de chuva, sua queda foi provocada por uma dos seguintes fatores:
1 - O muro não tinha filtro drenante;
2 - O muro tinha filtro drenante porém o mesmo encontrava-se colmatado (entupido).
Não se pode nunca culpar a chuva pela queda de um muro.
Além do filtro, o muro de contenção precisa ter uma camada impermeabilizante para evitar que a umidade atravesse o muro. O muro de contenção é uma estrutura feita, em geral, com pilares e vigas de concreto armado e fechadas com alvenaria de blocos de concreto. Se a face externo do muro de contenção vai ficar ao relento, não há problemas da água atravessar o muro. Entretanto, se a face externa do muro de contenção vai ficar num compartimento ocupado como a Garagem ou Salao de Festas, então o muro precisa receber uma camada impermeabilizante na face interna.

DEFINIÇÕES:

INFILTRAÇÃO: Penetração, ato de infiltrar numa massa. A água da chuva infiltrou no chão do quintal. O espião se infiltrou no meio dos estudantes.
AFLORAMENTO: Emergir à superfície. O magma terrestre aflorou à superfície do terreno. A água de percolação aflorou no pé do talude formando uma mina d'água.
BICA: Pequeno canal ou orifício por onde corre e cai a água.
ESCOAMENTO: Saída da água. A água escoou pela sargeta da rua.
PERCOLAÇÃO: Fluxo da água através do solo. A água que infiltrou no terreno percolou até o pé do barranco onde aflorou pela bica.
CARRIAMENTO: Transporte de particulas sólidas como grãos de terra e areia pela água através do solo. A água da chuva carriou parte da terra solapando o terreno. É possível saber que ocorre o carriamento em um solo quando a água da mina sai barrenta.
SOLAPAMENTO: Ação de minar, de escavar o subsolo, de abrir buraco deixando uma vazio. A água da chuva solapou o chão da garagem e o veículo afundou no buraco que se formou.
MURO DE ARRIMO: Parede que se constroi, geralmente de concreto armado, para amparar um talude formado pelo corte de um talude natural. Ver mais detalhes em
MURO DE CONTENÇÃO: Parede que se controi, de concreto armado, de blocos de concreto ou outro material para conter a terra de um aterro que vai ser construído.

Diferença entre Infiltração e Afloramento:
1- Êrro Comum:
É muito comum a gente confundir infiltração com afloramento. No meu dia a dia encontro pessoas arfirmando que existe uma grande infiltração na parede do subsolo.
Mas, ao longo da conversa descubro que na verdade não existe "infiltração" na parede da garagem e o que a pessoa queria dizer era AFLORAMENTO.
Veja bem, existe uma diferença conceitual:
Infiltração, s.f.:  penetração, impregnação, entrada.
Afloramento, s.m.: exposição, aparecimento, surgimento, saída à superfície.
Esta diferença, aparentemente sem importância pode assumir importância crítica em um processo judicial, por exemplo. Conheço casos em que o processo foi simplesmente arquivado por que a incial reclamava do vizinho que causava "muitas infiltrações" na garagem mas na perícia judicial que foi efetuada não se constatou nenhuma infiltração na parede da garagem.

2- A DIFERENÇA:

O desenho a seguir ilustra bem os fenômenos:
A água da chuva cai no terreno, ou sobre o terreno, e escoa pela superfície do terreno.
Nos locais de porosidade do terreno a água encontra condições para penetrar, infiltrar ou seja, penetrar para dentro do terreno. O terreno que deixa a água infiltrar denominamos terreno permeável. O ato do terreno deixar permear água denominamos permeabilidade do terreno.
Outra água é a água que é transportada por canos ou tubos. Ocorrendo um trincamento do cano a água do interior do cano vai vazar para fora do cano. Uma parte desta água que vaza vai subir e sair na superfície. Chamamos isso de afloramento. Outra parte da água que vaza vai infiltrar no terreno formando um fluxo subterrâneo.
A água que infiltrou no terreno vai correr, escoar, fluir através das camadas permeáveis do terreno. A existência de água nas camadas permeáveis denominados de lençol freático pois entre as camadas permeáveis existem camadas impermeáveis que bloqueiam o aprofundamento da infiltração originando fluxos ou escoamentos semi-horizontais.

Encontrando um talude, uma encosta, uma parede ou muro, a água que percola pelo terreno vai procurar uma abertura, um orifício ou um ponto de maior permeabilidade conseguindo sair. Chamamos isso de afloramento. Também chamamos de mina d'água.
MINA D'ÁGUA:
3- APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA MINA:
A água que percola pelo terreno através das camadas permeáveis, ao encontrar um talude vai aflorar à superfície. Este fenômeno é denominado Mina d'Água.
Muitos chamam a mina de bica - Bica d´Água. Na verdade, a bica é a canaleta ou pedaço de cano que colocamos na mina para facilitar a coleta da água. 
A água que sai, que brota de uma mina é colhida em vasos ou cântaros para uso doméstico. Veja na foto abaixo um exemplo de mina d'água com uma bica feica com um pedaço de cano.
BICA D'ÁGUA:
Em vez de um simples cano, podemos construir uma instalação para facilitar a coleta da água. Daí, não chamamos mais de mina d'água mas cim de Fonte de Água.
FONTE DE ÁGUA:
Há casos de fonte cuja construção é caprichada pois constitui local histórico como a fonte existente na Ladeira da Memória, no centro da cidade de São Paulo, local de reunião dos tropeiros que passam pela região.
FONTE DA LADEIRA DA MEMÓRIA - CENTRO DE SÃO PAULO:

A PARTIR DE AMANHÃ TRAREMOS ESTUDOS DE CASOS DE INFILTRAÇÕES E COMO FORAM RESOLVIDOS. ATÉ LÁ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário