sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Caxias doa áreas para Companhia de Polícia e Delegacia Legal



 
Zito assina cessão de terrenos para a Companhia Avançada de Polícia e Delegacia Legal 
A comunidade da Mangueirinha, no Centenário, terá uma Companhia Avançada de Polícia Militar e a 60ª Delegacia de Polícia, em Campos Elíseos, ganhará um novo terreno e passará a ser uma Delegacia Legal. A Companhia ficará localizada à Rua João Ribeiro, no antigo posto de saúde, com área de quase mil metros quadrados, enquanto a nova Delegacia Legal será na Estrada Tiradentes, em Campos Elíseos. Os anúncios foram feito nesta quinta-feira, 26 de janeiro, na reunião do Conselho Comunitário de Segurança AISP 15, no campus da Universidade Estácio de Sá, bairro 25 de Agosto.
O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, assinou o termo de cessão dos terrenos durante o evento que reuniu a alta cúpula da segurança pública do Rio de Janeiro: o secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame; a chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha; e o comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, além da presença de vários delegados.
Prefeito abriu evento que reuniu a cúpula da segurança do Estado do Rio em Caxias
Zito falou da importância da reunião, organizada por Jailson Liberato, presidente do Conselho Comunitário de Segurança: “Estas reuniões colaboram com ações para proteger a vida da população”. Ele destacou as cessões dos terrenos para a implantação da Companhia de Policia na Mangueirinha e da Delegacia Legal em Campos Elíseos. “Estamos fazendo a nossa parte ao disponibilizar estas áreas e atendendo às solicitações que nos foram encaminhadas”, declarou Zito.
Os Batalhões de Polícia Militar da Baixada deverão estar com seu efetivo completo até o final deste ano. A afirmação foi feita pelo secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrane. Segundo ele, 500 PMs são formados por mês pela academia e estarão sendo distribuídos pelos municípios, conforme planejamento do órgão. “Não podemos ficar só na capital, temos que vir para cá”, destacou. Beltrame respondeu perguntas da plateia, disse que a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) chegará a Duque de Caxias, falou sobre a PEC 300, da migração de bandidos e da violência no asfalto.
Beltrame fala tendo ao seu lado o presidente do Conselho de Segurança, Jailson Liberato
Com relação à 59º DP, Martha Rocha disse a carceragem da delegacia será desativada e a unidade também mudará de endereço e será transformada em Delegacia Legal. Ela será construída na região onde funciona o Fórum da cidade. A Delegacia Especial de Atendimento às Mulheres (DEAM) também passará por mudança. A expectativa da delegada é que, no primeiro semestre deste ano, a 59ª DP e a 60ª DP estejam prontas.
Martha Rocha: as Delegacias Legais ficam prontas no 1º semestre
 
Aproveitando o encontro, o secretário Municipal de Integração, Segurança e Defesa Civil, Francisco da Fonseca Neto, falou que 20 câmeras de segurança serão implantadas no primeiro distrito, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que funcionará no quarto andar do prédio municipal da Praça Roberto Silveira. Segundo ele, o projeto será levado aos demais distritos.
Francisco da Fonseca fala da implantação das câmeras de segurança no município
Também compareceram ao evento secretários municipais, líderes comunitários, representantes do Conselho de Segurança Pública e a sociedade civil organizada.
 


Texto: Antonio Pfister
Fotos: Paulo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário